Dólar Em alta
5,005
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
27ºC

Dólar Em alta
5,005

Calça jeans, tijolos e até liquidificador entopem rede de esgoto e concessionária faz alerta

Calça jeans, tijolos e até liquidificador entopem rede de esgoto e concessionária faz alerta
Entre os elementos mais encontrados na tubulação estão areia, papel higiênico, fios de cabelo, preservativos, borra de café e fraldas descartáveis (Divulgação/Ambiental Serra)

Calça jeans, tijolos e até liquidificador estão entre os objetos encontrados obstruindo as redes de esgoto na Grande Vitória.

Recentemente, na Serra, foram retirados da rede materiais como roupas, restos de cerâmica, papelão, centenas de pinos para uso de entorpecentes e outros tipos de objetos.

Os registros foram feitos nos bairros Barcelona, Novo Horizonte e Novo Porto Canoa em atendimentos feitos pela Ambiental Serra, que é parceira privada da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan).

Desde o início da parceria, em 2015, a empresa já realizou mais de 73 mil ações de desentupimento nas redes de esgoto, motivados principalmente pelo descarte irregular de resíduos nas tubulações.

De todos os serviços de manutenção realizados pela empresa, 65% são referentes a atividades de desobstrução das redes coletoras.

Calça jeans, tijolos e até liquidificador entopem rede de esgoto e concessionária faz alerta
Frequentemente, a equipe de manutenção também acaba retirando pedras volumosas do esgoto (Divulgação/Ambiental Serra)

Frequentemente, a equipe de manutenção também acaba retirando pedras volumosas do esgoto.

“Quando o óleo de cozinha é despejado na pia, ele seca e petrifica, obstruindo a passagem de esgoto e dificultando o tratamento. Isso é muito prejudicial para o sistema de saneamento”, alerta o coordenador de Serviços da Ambiental Serra, Brenner Rodrigues.

Calça jeans, tijolos e até liquidificador entopem rede de esgoto e concessionária faz alerta
Recentemente, na Serra, foram retirados da rede materiais como roupas e outros tipos de objetos (Divulgação/Ambiental Serra)
Calça jeans, tijolos e até liquidificador entopem rede de esgoto e concessionária faz alerta
Mais de 60% das solicitações de manutenção nas redes de esgoto decorrem de entupimentos pelo uso irregular do sistema (Divulgação/Ambiental Serra)

Entre os elementos mais encontrados na tubulação estão areia, papel higiênico, fios de cabelo, preservativos, borra de café e fraldas descartáveis. O descarte irregular de elementos causa grandes danos às redes, resultando no entupimento das tubulações, fazendo com que o esgoto retorne para as residências ou transborde para as ruas, causando enormes transtornos.

 

 

Para que o tratamento do efluente – ou seja, do resíduo de esgoto – seja feito de forma adequada, é essencial que as redes coletoras operem de forma eficiente, sem problemas na estrutura.

Esses sistemas foram feitos para transportar 99% de material líquido e apenas 1% de conteúdos sólidos, garantindo que o efluente chegue com facilidade até as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs).

As redes coletoras de esgoto são fundamentais no saneamento básico, mas é importante que a população se conscientize sobre a importância dos cuidados com o sistema de esgotamento sanitário.

 

Sobre a Ambiental Serra – A empresa é uma concessionária da Aegea Saneamento, que firmou uma parceria público-privada (PPP) com a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan), para operar e ampliar o sistema de esgotamento sanitário do município da Serra.

A PPP é um contrato firmado entre uma empresa privada e uma administração pública para a prestação de um serviço ou uma obra por um tempo determinado. No caso da Ambiental Serra, o contrato com a Cesan começou a vigorar em 2015 e tem validade de 30 anos.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas