Dólar Em alta
5,016
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
5,016

Lysa, a cão-guia robô capixaba, é finalista de Prêmio Internacional

O Prêmio Fundación MAPFRE à Inovação Social, que terá a final celebrada em Madrid, Espanha no início de maio, poderá premiar a cientista da computação capixaba Neide Sellin pela criação da Lysa, a primeira cão-guia robô do mundo.

Idealizada em 2014, a invenção começou a ser desenvolvida e produzida no Espírito Santo em 2018, e está cada vez mais eficiente, precisa e totalmente automatizada.

“A Lysa traz, para o usuário segurança, autonomia e independência. Além disso, ela é muito acessível, prática e leve, de fácil manuseio. Agora ela possui câmera para auxiliar na confecção de mapas de ambiente ilimitados, de qualquer espaço indoor, ou seja, ambientes fechados. O estudo tecnológico é 100% brasileiro e capixaba”, celebra Sellin.

**********

Lysa, a cão-guia robô capixaba, é finalista de Prêmio Internacional
Ivana Izoton, Milena Celestino e Mayka Schneider, amigas inseparáveis desde os tempos de Leonardo Da Vinci, curtiram juntas o Baile Secreto, comandado por Maria Sanz e Luciana Almeida, na Casa da Mãe Joana, na Praia do Canto (Cloves Louzada)

**********

Nasce Maria. A primogênita do casal João Vitor e Marcella Guimarães Vaz nasceu na última quarta, dia 22. O papai de primeira viagem está na correria entre o carnaval do Cafe de La Musique e os cuidados com a mamãe e filha, mas todos passam bem.

**********

Transformações urbanas

A AVANTEC – referência em consultoria de projetos de engenharia e arquitetura e também no gerenciamento de obras – iniciou uma série de projetos estratégicos, contratados pelos municípios, para minimizar os efeitos de alagamentos das chuvas recentes de fevereiro. Estão previstos projetos de macrodrenagem, além de estudos de revitalização e pavimentação de vias danificadas.

O executivo Kleber Pereira Machado atualmente conta com frentes de atuação em Iúna, Cachoeiro de Itapemirim, Guaçuí e Alegre, entre outras cidades que passarão por transformações urbanas ainda maiores. 

**********

Lysa, a cão-guia robô capixaba, é finalista de Prêmio Internacional
Rodrigo Maxwel, CEO da Mitis, e Camila Gomes, diretora da Entoar Loucas e Lisas, comemoram o nascimento da pequena Valentina. O casal está exultante com a chegada da caçula e aproveitam o feriado com a família reunida em casa (Divulgação)

**********

Novos Líderes. Juliana Costa e André Costa convidam para mais uma turma de treinamento para líderes que querem a alta performance. A aula inaugural acontece no dia 4 de março, na sede da MasterMind Espírito Santo, que representa a Fundação Napoleon Hill.

**********

Massagem do ano. Juliany Pelissari comemora a parceria entre o Buddha Spa e Jean-Guy de Gabriac, um dos maiores especialistas em bem-estar do mundo, para o desenvolvimento de uma técnica de massagem que promete ser a novidade do ano neste mercado do Brasil. O lançamento será apresentado internacionalmente no Campeonato Mundial de Massagem, em junho, na Dinamarca.

**********

Publicação de decreto traz movimentação econômica para o ES 

Este mês, foi publicada uma norma que altera a tributação para as empresas do setor de autopeças. Com o decreto nº 5078-R, o pagamento dos impostos passou a ser exigido apenas após a venda dos produtos.

“A publicação do decreto é uma vitória para o setor atacadista, medida que vem sendo reivindicada por nós há bastante tempo. Com a mudança, a arrecadação no Espírito Santo vai aumentar e a competitividade no segmento de Autopeças, um dos principais da economia capixaba, também. A decisão é benéfica para as empresas, cidadãos e para o Estado uma vez que propicia a vinda de novas empresas para o Espírito Santo”, pontuou Idalberto Moro.

**********

Lysa, a cão-guia robô capixaba, é finalista de Prêmio Internacional
Mariana Laranja e Dayane Barros em uma das avenidas mais famosas de Miami, Lincoln Road. As belas aproveitam os dias de sol para as compras. De lá elas embarcam para outro destino.. qual será? (Divulgação)

**********

Monte seu cenário. Com o carnaval em um ritmo mais leve, muitos foliões vão reunir amigos e familiares e se divertir. Para a ocasião, a empresária Rachel Pires criou um “Combinadinho Monte Fácil” para decorar as festinhas particulares. “Como de praxe é possível escolher a estampa e temos as opções no clima do Carnaval, com estampas lúdicas e bem coloridas”, explica a empresária. 

**********

Revisão do carro. O carnaval chegou e muitas pessoas vão aproveitar a oportunidade para colocar o pé na estrada. Para curtir os dias de folia sem preocupações, é importante tomar alguns cuidados antes da viagem. Por isso, fazer a revisão do veículo é fundamental. “Antes de viajar, é importante verificar pneus, freios e óleo, mas também itens que passam despercebidos, como o filtro do ar-condicionado e a borracha do limpador de pára-brisas”, destaca Marcelo Marques, Head de Pós Venda da Kurumá.

**********

Lysa, a cão-guia robô capixaba, é finalista de Prêmio Internacional
Rose Frizzera e sua caracterização de sereia californiana no Baile Secreto (Cloves Louzada)

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas