Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,016

Universidade Estadual do Espírito Santo oferecerá mil bolsas para estudantes

Por Jady Oliveira

O governador Renato Casagrande assinou, nesta quinta-feira (11) o decreto que institui o Sistema UniversidadES. A cerimonia contou com diversas autoridades e representantes das parcerias do projeto.

A Universidade Estadual do Espirito Santo contará com três núcleos: de Ensino Superior; de Ensino Técnico, Profissional, Educação Financeira e Empreendedora; e do Investimento em Pesquisa, Extensão e Inovação.  As áreas priorizadas pelo projeto são Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Os cursos serão EaD através promovidos através 34 polos já existentes no estado, ofertando 500 vagas de pós graduação e 500 de graduação, que serão anunciadas em dezembro e abril (respectivamente), sendo o ingresso definido pelo ENEM.

O subsecretario de Estado Ciência Tecnologia e Inovação da CPDE, Dênio Rebello Arantes, afirma que o projeto busca suprir carência de profissionais de algumas áreas como profissionais de Tecnologia da Informática: “As instituições educacionais se esforçam para fazer isso (suprir a carência), mas o crescimento da oferta é no máximo linear enquanto o crescimento da demanda por esses profissionais é geométrico”. As ofertas foram pensadas e elaboras para suprir as demanda da juventude, as demandas do mercado, a oferta do estado, e a evolução que acontece na educação com o implemento de tecnologias.

O subsecretário acrescentou ainda que o projeto ocorrerá nas instituições: “Sem que nenhuma delas perca sua individualidade da sua ação, mas elas seriam articuladas em um programa que poderá dar um aumento, uma potencialização, uma sinergia entre eles”. Encerrando assim os receios que a Ufes tinha sobre o decreto.

O posicionamento da Ufes contra a discussão de separação de parte da universidade, a pretexto de criação de uma universidade no sul do Estado, foi deliberado através de um manifesto publicado em outubro deste ano, no site oficial da universidade. A discussão era acerca da criação de uma nova universidade a partir dos Centros de Ciência Agrarias e Engenharias (CCAE) e do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS), respectivamente localizados nos municípios de Alegre e Jerônimo Monteiro. Nas sessões do Conselho da Ufes e dos Conselhos Departamentais ocorridas na primeira quinzena de outubro, todas as partes se manifestaram contra.

Neste ano, a Ufes já sofreu com uma queda orçamentaria de 18,2%, se comparado a 2020. Os receios da universidade eram quanto: “[…] essa proposta de criação de uma “nova” universidade, “com pouco custo”, […] sem a previsão dos devidos investimentos em termos de pessoal e infraestrutura, pode trazer impactos negativos tanto para a Ufes quanto para a universidade que se pretende criar”.

A superintendente de Educação a Distância da Ufes, Maria Auxiliadora Corassa, representante da Ufes no evento, acredita que o programa poderá auxiliar na construção sobre um panorama geral da educação capixaba: “Creio que as etapas subsequentes desse projeto apoiadas na análise das diversas realidades e com planejamento adequado, certamente nos permitirão aprofundar e avançar sobre as diferentes realidades econômicas e sociais regionais e os diversos contextos educacionais do nosso estado”.

As parcerias com instituições privadas do estado e fora do estado quanto ao uso de estruturas já existentes e investimentos na promoção de vagas. O evento contou com a participação do Reitor do Ifes, Jadir José Pela; da Representante da Univesp a Diretora Acadêmica, Simone Teles; da Secretária de Articulação do Conselho Estadual da Juventude, Esterlane Rosseto; do Prefeito de Ibatiba Luciano Pingo representando a AMONES; do Secretario de Inovação e Desenvolvimento Tyago Hoffmann; e do Deputado Estadual Alexandre Quintino, entre outros que não discursaram.

Igualdade e fim da violência

Durante o evento, Casagrande relatou seu desejo por mais igualdade: “Sonho com um estado mais igual em termo de oportunidades […] sonho e trabalho todos os dias para que a gente tenha um estado melhor, temos um país rico, mas muito desigual, um estado rico, mas também desigual, sonho com um estado sem pobreza”.

O governador pontua as qualidades e a preocupação com a segurança do Espirito Santo em seu discurso: “Estado com muita coisa para apresentar, temos o melhor ensino médio do Brasil, estado mais transparente, com a menor mortalidade infantil, com melhor gestão fiscal, segunda melhor longevidade, quinto mais competitivo do Brasil, mas esse estado ainda não está entre os cinco menos violentos do Brasil”.

Ainda em seu discurso o governador deposita sua esperança no projeto como ferramenta na luta contra a violência: “Tenho plena convicção que a educação que vai nos levar a essa posição de estado menos violento”.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas