
Depois de uma temporada de sucesso no Museu Histórico da Ilha das Caieiras “Manoel dos Passos Lyrio” (Museu do Pescador), a exposição “Copo de Mar” desembarca no espaço expositivo localizado dentro da biblioteca do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), no campus de Cariacica.
A mostra reapresenta ao público trabalhos premiados nos Salões do Mar, nos anos de 1999 e 2001, e que pertencem ao acervo da Casa Porto das Artes Plásticas. São eles: “Roupa de Sereia”, de Maruzza Valdetaro; e “Cuidado com os Parcéis”, de Rosindo Torres; além dos trabalhos “Atum Sólido ao Natural em Água e Sal”, “Sardinhas em Molho de Tomate” e “Sardinhas em Óleo Comestível”, de Júlio Schmidt.
As obras estão dispostas no mesmo espaço expositivo por terem a temática marítima em comum, o que foi fundamental para criar o diálogo entre os trabalhos, mesmo que suas características individuais os diferenciem.
Obras
“Roupa de Sereia” – Maruzza Valdetaro
O trabalho ganhou o 3º prêmio e júri popular na 3ª edição do Salão Capixaba do Mar, em 2001. Mais de uma década depois, a artista acredita que a possibilidade de mexer com o imaginário e tirar as pessoas do lugar comum é o diferencial do trabalho.
“Cuidado com os Parcéis” – Rosindo Torres
O trabalho ganhou o 2º prêmio da 1ª edição do Salão Capixaba do Mar, em 1999. A instalação-objeto proporciona ao espectador perceber uma guarda marinha navegando em mares, surgindo a partir de visitas ao Mercado da Vila Rubim, quando Rosindo se apropriou de imagens do universo do sincretismo religioso da umbanda que tivessem relação com o mar.
“Atum Sólido ao Natural em Água e Sal”, “Sardinhas em Molho de Tomate” e “Sardinhas em Óleo Comestível” – Júlio Schmidt
O trabalho ganhou o 1º prêmio na 3ª edição do Salão Capixaba do Mar, em 2001, e fez uso de objetos de consumo deslocados do seu universo tradicional, reproduzidos em grande escala, com elementos da “pop art” e sempre por meio da pintura.
Serviço
Exposição “Copo de Mar”
Obras de Júlio Schmidt, Maruzza Valdetaro e Rosindo Torres
Visitação: até 11 de maio. De segunda a sexta, das 13 às 20 horas
Onde: biblioteca do Instituto Federal do Espírito Santo – campus Cariacica – rodovia Governador José Sette, 184, Itacibá, Cariacica.