Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,016

Wesley Goggi quer ser o próximo prefeito de Vitória

Paulo César Dutra

A vontade de administrar Vitória é um sonho do presidente do Instituto Teotônio Vilela, Wesley Goggi, capixaba, cresceu em Santo Antônio, o bairro mais antigo de Vitória. Desde as suas primeiras escritas, com garranchos e tudo mais, o único nome próprio que sempre aparece no seu papel é Vitória. Por isso, como 2020 é logo ali, Vitória não sai da cabeça dele. Reunido com amigos e incentivadores Goggi já assumiu esse desafio com a Capital do Estado do Espírito Santo. Ou seja, isto é pra já.

Filiado há 20 anos no PSDB, Goggi participou das últimas eleições municipais de Vitória, como candidato a vice-prefeito na chapa do deputado federal LeloCoimbra (PMDB). “Cultivo um valor que, infelizmente, está cada vez mais fora de moda nos dias atuais: o político deve servir à sociedade e não dela se servir. Trago uma crença que se faz viva a cada dia: a única razão de ser de um governo, em qualquer esfera, é cuidar das pessoas para que elas possam cuidar de si mesmas.”, disse Wesley Goggi.

Atualmente o ninho tucano de Vitória vive momento de uma eleição para a presidência do partido na Capital. Wesley como já foi presidente da municipal de Vitória, deseja voltar ao comando do partido na Capital. Até o momento mais dois candidatos colocaram seus nomes na cumbuca. São eles os vereadores da Capital, Max da Mata e Neuzinha de Oliveira. Com toda a sua experiência, Goggi já tem se reunido com os dois candidatos, para que seja criada uma chapa do consenso. Mas só que os três pensam a mesma coisa, ser candidato a prefeito de Vitória!

ESHOJE – O que você pretende fazer para criar uma chapa de consenso com Max e Neuzinha, para a presidência da municipal, se os dois são pré-candidatos a prefeito?
Wesley Goggi – Os partidos políticos são necessários, especialmente em tempos fervorosos. E o PSDB, passa por um momento de transformação, visto que nasceu como um partido de quadros, dado a altíssima qualidade de seus líderes-fundadores. Mas precisamos ser um partido de massas. Tenho participado dessa discussão a nível nacional, os instrumentos de política podem e devem se modernizar, mas os valores da socialdemocracia devem continuar sendo os orientadores da ação política.A ênfase na igualdade e na solidariedade é o que continuará a distingui-la de todas as formas de conservadorismo. Também precisamos trazer esse debate para o diretório de Vitória. É legítimo que os vereadores e outros filiados estejam dispostos a liderarem esse debate. Acredito na força do diálogo. Nunca na imposição de ideias. No que depender de mim, vou continuar trabalhando na construção da unidade.

Como vai viabilizar o seu nome para prefeito!
As pessoas precisam ser ouvidas nesse processo. Pretendo fazer reuniões em todas as regiões da cidade, discutindo in loco e em profundidade a realidade de cada região da capital. Através de debates, recolher ideias e opiniões em grupos de discussão, em visitas aos bairros e entidades, nas redes sociais, em conversas com especialistas, em toda a cidade. Envolver intelectuais, acadêmicos, lideres comunitários, parlamentares, técnicos e militantes das mais diversas áreas de especialização.Lastreado nas minhas origens em Santo Antônio, no exemplo de trabalho de meus pais e avós, na escola pública onde estudei e na escola da vida pública que frequentei desde o inicio da minha juventude, manifesto meu propósito de governar com criatividade e com energia. Com determinação de somar e acertar; de inovar e avançar; de ousar e revolucionar.

Quais são suas metas, caso seja escolhido para ser o candidato a prefeito para convencer o eleitor de Vitória?
As metas são estabelecidas para estreitar a distância entre o real e o ideal. Vitória é a cidade que mais de 300 mil capixabas escolheram como teto, escola, emprego, lazer e esperança de vida para seus filhos. É uma cidade em continua transformação, à procura de mais desenvolvimento, de novos horizontes.Juntos, precisamos travar uma luta diária e permanente, de gigantes. De um lado, muitos problemas surgem ou ressurgem com força duplicada. Do outro, os capixabas não se vergam, resistem e avançam.O prefeito está no centro dessa arena, não como árbitro, mas diante do desafio de encontrar soluções, harmonizar a criação do até então não imaginado, o planejamento do necessário e a ampliação dos limites conhecidos do possível.Administrar com inovação, planejamento e capacidade de gestão e realização não é tarefa que se resolva por tentativa e erro. A sociedade já entende e reconhece que, por esse caminho, a maioria dos desafios – trânsito, saúde e segurança, por exemplo – não será equacionada e muito menos resolvida, a não ser na retórica que confunde e mistura crítica com prestidigitação.Não estou aqui para brincar de governar. Nem para experimentar ou tentar fazer. Estou aqui para tratar Vitória como Vitória merece. Com altivez, autonomia e personalidade. Esta é uma cidade que lidera, lugar de um povo que não tem a vocação para ser tutelado. A cidade não quer retrocesso, não quer aventura, não aceita ser transformada em mero instrumento de um projeto de poder. Quer um presente ameno e um futuro que lhe faça sonhar. Este futuro virá.

Por exemplo, com a Economia?
Para fazer uma cidade como Vitória avançar, é necessário manter o compromisso com a responsabilidade fiscal, o respeito aos recursos públicos, a melhor alocação dos tributos que os cidadãos pagam, a busca do bem público acima dos objetivos político-partidários. O bom gestor público deve sempre olhar para o futuro e procurar ativar a economia. O prefeito é uma espécie de “Presidente” da cidade. Estimular o empreendedorismo e multiplicar aspossibilidades dos pequenos empresários na economia da cidade. Para isso, avançaremos na desburocratização, na expansão dos canais de microcrédito e no acesso dos pequenos empresários a serviços especializados e a inovações. Vitória precisa ser referencia no apoio aos Microempreendedores Individuais (MEIs). O desenvolvimento econômico de Vitória, gerando boas oportunidades de emprego e renda para as famílias, exige que a cidade aperfeiçoe e renove continuamente suas vantagens comparativas, capazes de atrair investimentos. Para isso, implantaremos uma política municipal de desenvolvimento, voltada à economia moderna de uma cidade como a nossa, em crescente parceria com o setor privado. Tudo isso permeado pela criatividade para inovar com pés no chão, melhorar o que já existe e seguir em frente.

Um recado para o morador da Capital, para os quatro anos de sua administração em Vitória
Vou trabalhar com todo o entusiasmo ao longo de quatro anos de mandato. Sabendo o que fazer, com rumo certo, com planejamento. E com equipes de primeira qualidade, competência e dedicação.Será uma tarefa conjunta e a serviço da qual vou colocar toda minha juventude, ousadia e conhecimento.Vou fazer funcionar bem o que já está construído e em operação.Cuidar das ruas, praças e calçadas. O espaço público é o espaço democrático por excelência, pois a ele todos têm acesso, independentemente de sua condição social e econômica.Zelar por ele é promover maior conforto e melhores condições de vida para todas as pessoas. O meio ambiente, que a todos envolve, e os serviços públicos, que a todos atendem, precisam ter a qualidade de que a população necessita. Vou fortalecer os bairros, o que aumenta a segurança, diminui as necessidades de grandes deslocamentos, aproxima a prefeitura das pessoas. Abrir mais a administração para as demandas e informações dos próprios cidadãos, por intermédio de um novo 156, celulares, internet, totens, TV digital e telefone. Modernizar a máquina administrativa, eliminando procedimentos desnecessários, simplificando os que permanecem, aplicando a tecnologia digital mais avançada para atender, controlar e fiscalizar. Nada de se criar dificuldades para vender facilidades. Rigor absoluto e tolerância zero na fiscalização. Eu me preparei muito para estar hoje nessa condição de pré-candidato a prefeito de Vitória, para poder compartilhar as coisas que eu penso, acredito e valorizo. Na minha vida nada caiu do céu. Tudo que consegui foi com muita dedicação, perseverança e trabalho. Hoje, me sinto preparado para encarar o maior desafio de toda minha vida. Ajudar a transformar a vida das pessoas. Vitória precisa e pode ser melhor. Isso é possível, estou pronto para fazer a minha parte. Eu sou Wesley Goggi especialista em gestão da inovação, professor, empreendedor e sonhador por uma cidade melhor e mais justa para todos os capixabas. Porque a saúde pública na cidade tem que ser prioridade, porque as escolas municipais precisam entrar no século XXI, porque ciclovia é bom, mas ciclovia mal feita é ruim. Porque o prefeito precisa trabalhar mais, muito mais. Porque é preciso administrar melhor o dinheiro público. Porque eu, Wesley Goggi, não falaria isso se eu não tivesse essa certeza: Dá para ser diferente, dá para ser melhor.

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas