Dólar Em baixa
5,185
16 de abril de 2024
terça-feira, 16 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,185

VV aprova projeto que aumenta prazo de isenção de IPTU para três anos

casa propriaA Câmara Vila Velha aprovou, em regime de urgência, na sessão desta segunda-feira (14/05), o Projeto de Lei nº 2.118/18, de autoria do vereador Bruno Lorenzutti (PODE), que dá nova redação ao Art.156 da Lei nº 3.375/1997 (Código Tributário), ampliando, de um para três anos, o prazo de renovação do pedido de isenção do pagamento de IPTU, por parte dos contribuintes que têm direito ao benefício. Com o acolhimento do plenário, a matéria segue agora para a sanção do Poder Executivo.

De acordo com o vereador, o projeto visa assegurar, principalmente aos idosos, maior facilidade na efetivação de seu direito à isenção de pagamento do IPTU. “Considerando que na maioria dos casos, os contribuintes envolvidos são sempre os mesmos (aposentados que solicitam a isenção), apresentamos esta proposição para garantir um prazo maior aos que têm dificuldade de locomoção e que não possuem o apoio necessário para se deslocarem até as repartições públicas. Com esta medida, buscamos também a economia de tempo, por parte dos cidadãos requerentes, e da própria Administração Pública”, justificou Bruno Lorenzutti.

Antes da votação, Lorenzutti usou a palavra para esclarecer a matéria que, segundo ele, visa reduzir tão somente simplificar a vida dos contribuintes beneficiados com a isenção, em Vila Velha. “Este é um clamor antigo, para evitar que os moradores contemplados tenham que apresentar requerimento à PMVV, todos os anos, solicitando uma isenção a que já têm direito. Trata-de de um processo demorado e nem sempre os pareceres da prefeitura, sobre os pedidos de isenção, são expedidos com a agilidade necessária. Muitas vezes o tributo fica em aberto e o parecer sobre a isenção, envolvendo o exercício vigente, só sai no exercício do ano seguinte. Para evitar essa situação, esperamos que o Poder Executivo sancione esta lei, que se reveste de grande interesse público”, salientou o parlamentar.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas