Os motivos para o cancelamento ou atraso de voos podem ser vários, por exemplo: condições climáticas desfavoráveis, como chuvas e ventos fortes; manutenção não programada da aeronave; tráfego aéreo, devido ao excesso de aeronaves no ar; problemas com a tripulação; baixo volume de ocupação, quando a companhia aérea vende menos de 30% dos assentos e os passageiros precisam ser realocados, entre outros. Em todos esses casos, inclusive naqueles que não seriam, de fato, culpa da companhia aérea, o consumidor tem direito à indenização. “Isso acontece devido ao que chamamos de teoria do risco do negócio, previsto no artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor. Ele diz que as empresas fornecedoras de bens e serviços são responsáveis pelos danos causados ao consumidor, independentemente da existência de culpa”, assegura a advogada Carolina Brunoro, especialista em Direito do Consumidor.
A partir de uma hora, a companhia deve disponibilizar comunicação aos passageiros prejudicados, como internet e telefonemas. Depois de duas horas, devem ser fornecidos lanches, bebidas ou vouchers para alimentação. “Caso a espera ultrapasse quatro horas, a empresa é obrigada a oferecer acomodação, incluindo o transporte até o local de hospedagem. Se o passageiro estiver em seu local de domicílio, a companhia pode conceder apenas a passagem de ida e volta ao aeroporto”, conta a especialista.
Também é de direito do passageiro receber o reembolso integral caso ele tenha seu voo cancelado, embarcar no próximo voo da mesma companhia, caso haja disponibilidade de lugares, ou remarcar o voo para data e horário de sua preferência, tudo sem custos adicionais. A especialista ainda declara que existem regras especiais caso a pessoa esteja fazendo uma escala ou conexão. “O passageiro tem o direito de permanecer no local de interrupção e receber o reembolso do trecho não utilizado ou ainda finalizar a viagem através de outro transporte, custeado pela companhia aérea”, menciona a advogada.

********

A dermatologista Ana Flávia Moll curte o frio europeu em merecidas férias. Já passou por Portugal, onde visitou Braga e Guimarães, curtiu várias cidades da Itália, entre elas Roma, Milão, Veneza e Firenze, e agora está na França, onde posa na charmosa comuna de Chamonix (Divulgação)
Ana Flávia Moll em Chamonix

********

As irmãs Suzana e Juliana Rodrigues convidam para a inauguração da primeira loja oficial da Natura no Espírito Santo, localizada no Masterplace Mall, Reta da Penha. O evento será nesta sexta, dia 18.

********

Felipe Fioroti e Silvia Helena Fioroti, na Península de Meaípe (Léo Gurgel)
Felipe Fioroti e Silvia Helena Fioroti, na Península de Meaípe (Léo Gurgel)

********

O médico Erick Freitas Curi assumiu a presidência da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) em solenidade, no Rio de Janeiro. Ele é o primeiro médico que mora e atua no Espírito Santo a assumir a entidade, fundada em 1948, que hoje se coloca como a terceira maior sociedade de anestesiologia do mundo, com cerca de 12 mil associados.

Deputado Hudson Leal, o presidente da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, Erick Freiras Curi e a esposa Virgínia (Renato Heitor)
Deputado Hudson Leal, o presidente da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, Erick Freiras Curi e a esposa Virgínia (Renato Heitor)

********

A musa do axé Ivete Sangalo tem desfilado por aí com brincos da designer curitibana Silvia Döring. No último final de semana, a cantora se apresentou durante o Florida Cup, no Orlando City Stadium, usando um brinco dourado em formato de Costela de Adão. Mas essa não foi a primeira vez, já que Ivete também elegeu uma maxiargola de acrílico transparente e amarelo flúor, feita especialmente para ela por Silvia em parceria com o stylist Dudu Bertholini,  para compor um dos figurinos da gravação do seu DVD IS Live Experience, no Allianz Parque, em São Paulo.

********

Raquel Cunha Melo viajou para São Paulo onde vai participar da Couromoda, feira de calçados e artigos de couro mais importante da América Latina, já de olho nas tendências da próxima estação fashion.

********

Penha Nonato em momento de carinho com o Mickey, um dos símbolos da Disney (Divulgação)
Penha Nonato em momento de carinho com o Mickey, um dos símbolos da Disney (Divulgação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *