Foto: Moisés de Oliveira
Foto: Moisés de Oliveira

A Secretaria de Patrimônio da União (SPU), órgão ligado ao Ministério do Planejamento, confirmou nesta terça-feira (18) que a prefeitura de Vitória passará a administrar as praias urbanas do município a partir do dia 14 de agosto. O termo de adesão para transferir a gestão das praias foi entregue na sexta-feira (14) pela senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) ao ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira. E o documento que formaliza a cessão foi assinado nesta terça pelo prefeito Luciano Rezende com o Secretário de Patrimônio da União, Sidrack Correa, em Brasília.

quiosque_camburi__46eb3e8f1bEsse tipo de transferência é autorizada pela Lei 13.240/2015, mediante assinatura do termo de adesão entre prefeitura e SPU. Vitória é o primeiro município a fazer o pedido à União. Significa que, a partir de agosto, a cidade estará livre de pagar taxas mensais para a SPU sobre os quiosques instalados na orla da praia de Camburi.

“Todos conhecem as dificuldades que nós temos com os quiosques de Camburi e essa gestão vindo para a prefeitura de Vitória nos abre um horizonte muito grande, uma mobilidade muito grande, o que é uma nova política da SPU. Muito feliz porque transforma um conflito numa ação de parceria. A senadora Rose de Freitas foi fundamental nessa ação”, destacou Luciano.

Sidrack ressaltou a nova política adotada recentemente pela SPU para facilitar a parceria com os municípios litorâneos. “Hoje nós estamos recebendo [o termo de adesão] e entregando ao prefeito, na presença da senadora Rose. A preocupação básica é a seguinte: nos próximos 30 dias todo o restante de documentos será entregue [à SPU]. Para a União é fundamental a parceria. Nós precisamos fazer parceria para que todo o patrimônio de todo o povo brasileiro seja visto, conhecido e utilizado por todos eles”.

Rose classificou a medida como “formidável”, por proporcionar a oportunidade de valorizar o turismo na capital. “Essa é uma nova mentalidade de ver o que é do povo como patrimônio do povo realmente, e que ele possa usufruir”.

Foto: Moisés de Oliveira
Foto: Moisés de Oliveira

Novo aeroporto
O superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), em Brasília, Adelcio Guimarães, confirmou, também nesta terça (18), em reunião no gabinete da senadora Rose de Freitas, que as obras do novo aeroporto de Vitória estão 85% concluídas e que o empreendimento será entregue em dezembro deste ano. Os prefeitos da Grande Vitória Luciano Rezende (Vitória), Audifax Barcelos (Serra), Max Filho (Vila Velha) e Gilson Daniel (Viana) estavam presentes.

Atualmente, aproximadamente três mil pessoas trabalham na construção do empreendimento, sendo 1500 diretamente em três turnos de serviço, 24 horas por dia. São gerados cerca de três mil empregos indiretos. Em torno de 500 equipamentos estão sendo usados e duas usinas de asfalto estão operando no local das obras (as duas têm capacidade de produção de duas mil toneladas de asfalto por dia).

Cerca de 90% da pista de pouso e decolagem já estão prontos, 70% dos sistemas elétricos, ar-condicionado, combate a incêndio, entre outros, estão instalados e foram iniciadas a drenagem e a pavimentação do estacionamento de veículos e do novo acesso viário, que permitirá a duplicação da Avenida Adalberto Simão Nader, com melhorias para o trânsito local.

O novo aeroporto elevará a capacidade de transportar passageiros por ano dos atuais 3,3 milhões para 8,4 milhões. A pista passará de 1750 metros para 2058 metros. No futuro, será possível receber voos internacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *