vacinaA poucos dias do fim da campanha nacional de vacinação contra a gripe, a rede municipal de saúde de Vitória dispõe de quase 16 mil doses de vacina contra Influenza.

Em todos os pontos do município, há horários vagos para imunização de todos os grupos prioritários: gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos há até 45 dias), crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e com condições clínicas especiais, trabalhadores da Saúde, professores e funcionários do sistema prisional.

“Ainda temos cerca de 16 mil doses disponíveis nas unidades de saúde de Vitória. É muito importante que as pessoas desse público-alvo se vacinem, pois essa é a forma mais eficaz de se proteger contra a gripe e de seus possíveis agravamentos, como internações ou óbitos”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Tatiane Comério.

Imunização

Até a última sexta-feira (25), 82.420 pessoas foram imunizadas em Vitória, representando cerca de 81% do público alvo da campanha.

O atendimento está disponível através do agendamento online em 28 unidades de saúde: Andorinhas, Ilha das Caieiras, Maruípe, Praia do Suá, República, Resistência, Santa Luiza, Santo André, Santo Antônio, Vitória/Parque Moscoso, Alagoano, São Pedro V, Bairro da Penha, Quadro, Grande Vitória, Consolação, Ilha de Santa Maria, Ilha do Príncipe, Jabour, Jesus de Nazareth, Maria Ortiz, Santa Martha, São Cristóvão, Forte São João, Jardim Camburi, Jardim da Penha, Conquista e Itararé.

A vacina contra gripe fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente e protege contra os vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e influenza B (subtipo Brisbane).

Influenza

Influenza é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório. Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e cefaleia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *