Foto: divulgação
Foto: divulgação

Entre os dias 20 e 22 de julho o Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves (Tancredão) vai receber o Campeonato Pan-Americano de Karatê Shotokan, movimentando mais uma vez a capital com um grande evento internacional que vai reunir atletas de diversas partes do mundo.

A competição promete trazer atletas dos Estados Unidos, Canadá, Chile, Peru, Argentina, Uruguai, Itália, e Japão, além de 13 estados brasileiros e 12 lutadores capixabas, totalizando 300 karatecas de quatro a 67 anos de idade. De acordo com o presidente da Confederação Brasileira de Karatê Shotokan (JKS – Brasil) e organizador do campeonato, Michel Cutis, o Pan-Americano será uma reunião dos grandes nomes do esporte no Brasil e no mundo. “As maiores referências do estilo Shotokan no mundo, como o japonês Masao Kagawa – um dos principais responsáveis pela inclusão do Karatê como modalidade olímpica a partir dos Jogos de Tóquio, em 2020, estará presente no evento de Vitória. Além, também, do Mestre Takashi Yamaguchi e o introdutor do karatê no Brasil, Sadamu Uriu”, contou.

Esporte não tem idade

A atleta capixaba Maria das Graças Cutis Silva é prova de que o Karatê pode ser praticado por pessoas de qualquer idade. Ela tem 67 anos e viu sua saúde se transformar, em janeiro desde ano, quando resolveu fazer do esporte uma forma de prevenção contra as doenças. “Testo meus limites todos os dias e sempre me surpreendo. No começo era mais temerosa, mas com o auxílio dos mestres fui me desenvolvendo e hoje me sinto melhor e mais saudável”, contou empolgada.

Além de competições oficiais, os atletas participarão de treinamentos com os mais consagrados nomes do esporte, que serão realizadas nos dias 20 e 21. Segundo Michel, os treinamentos visam o crescimento individual das atletas no esporte e as lutas do evento. “Esses dois dias serão uma espécie de aquecimento para os competidores, além de uma oportunidade de aprimoramento técnico”, explica.

As lutas da quarta edição do Campeonato Pan-Americano de Karatê Shotokan acontecem no sábado (22), às 8h30, com as primeiras lutas programadas para 9 horas.

O secretário de Esportes e Lazer, Wallace Valente, ressalta mais uma competição de alto nível na cidade: “Mais uma competição internacional em nossa cidade representa mais uma forma de promover e incentivar o esporte entre as crianças, adolescentes e jovens”.

Karatê Shotokan
O Shotokan é um dos estilos de karatê mais praticados no mundo, por cerca de 95% dos atletas, e surgiu dos ensinamentos ministrados pelo mestre Gichin Funakoshi, no Japão.

A abertura oficial da competição acontece no sábado (22), às 8h30, com as primeiras lutas programadas para 9 horas.

4º Campeonato Pan-Americano de Karatê Shotokan
20 e 21 julho (somente para competidores)
22 de julho (aberto ao público)
9 horas
Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves, Tancredão
Av. Dário Lourenço de Souza – Mário Cypreste, Vitória – ES
Entrada gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *