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Vitória Moda superou expectativas, diz diretor do Sebrae

Por Pedro Cunha ([email protected])

Foto: Camila Baptistin.
Foto: Camila Baptistin.

Um evento acima das expectativas. Essa foi a avaliação que Benildo Denadai, diretor técnico do Sebrae-ES, fez dos seis dias de Vitória Moda 2018. A chamada ‘Semana de Moda Capixaba’ aconteceu entre 30 de julho e 04 de agosto e levou, além de centenas às palestras de capitação, mais de 3.500 pessoas ao Centro de Convenções de Vitória, onde foram realizados os desfiles e o Salão Criativo.

De acordo com Denadai, em entrevista a ESHOJE, o Vitória Moda, organizado pelo Sistema Findes e pelo Sebrae, cumpriu seu papel, consolidando-se como uma referência para a indústria da moda. Ele afirmou que o evento superou as expectativas e que várias marcas surpreenderam nas passarelas, com desfiles “realmente muito bonitos”. O diretor declarou ainda que um dos principais objetivos do evento é alavancar negócios: “começar pequeno, crescer e se destacar, como várias marcas que já se destacaram no Brasil em razão dos desfiles que aconteceram aqui”.

O Salão Criativo, que permitiu as exposições da cadeia de moda, e as palestras de capacitação, ministradas nos três primeiros dias do Vitória Moda, também foram um vetor importante, disse Benildo. “Toda a parte de acessórios e complementos da moda expostas vai vender muito a partir daqui. Outra ação importante que foi a capacitação, e tivemos um programa muito bacana, com palestras inovadoras. Isso foi bom porque alavanca o desenvolvimento e a inovação no setor da moda do Espírito Santo”.

Benildo Denadai. Foto: Átila Hércules/ESHOJE.
Benildo Denadai. Foto: Átila Hércules/ESHOJE.

O caminho da moda capixaba

A indústria do vestuário no Espírito Santo apresentou considerável crescimento, afirmou Benildo, mas a competição internacional atrapalhou a economia local. “Não tivemos e não temos como competir com a estratégia estrangeira de produzir em grande quantidade, como China, Índia e Indonésia. Mas a alta do dólar e a condição internacional atual interrompeu a entrada massiva de produtos”.

Para driblar os concorrentes externos, as palavras de ordem da moda capixaba são qualidade e inovação. O diretor do Sebrae explicou que produzir qualidade e particularidade, inovar e incorporar iconografia são essências para o crescimento e ampliação do setor local. “Não tem que ser a moda que a pessoa vai comprar mais uma peça, mas sim a que vai comprar a peça. Essa é a grande estratégia. É que cada consumidor, quando estiver vestindo uma peça de moda capixaba, se sinta feliz e orgulhoso, porque além de estar vestido com a peça, estará satisfeito com ela”.

Importância econômica

Benildo Denadai fez questão de reiterar o valor da indústria da moda capixaba. Segundo o diretor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo, são quase 1200 empresas formalmente constituídas, sem contar os microempreendedores individuais que também atuam na área. “É um setor que tem, mais ou menos, 7% das indústrias do Estado. Então é um setor importantíssimo”.

Já os polos de moda espalhados pelo Espírito Santo também são destaque no setor, afirmou Denadai. Localizados em cidades como Colatina, Vila Velha, São Gabriel da Palha e Cachoeiro, são significativos economicamente. “É um setor que emprega, preferencialmente, mão de obra feminina, então ele está distribuído no Estado e cumpre o papel de distribuição de atividade econômica, de emprego e renda e realmente cumpre o papel de empregar as mulheres”.

Além disso, há a expectativa de R$ 25 milhões em negócios alavancados a partir do Vitória Moda: “não estamos falando de vender, estamos falando de pessoas que vieram do interior ou até de outros estados e que perceberam a qualidade da moda capixaba e que vai começar a comprar e distribuir os produtos daqui”.

Decoração da entrada do VM2018. Foto: Camila Baptistin.
Decoração da entrada do VM2018. Foto: Camila Baptistin.

Parceria com Vitória Moda deve continuar

Devido ao sucesso do evento deste ano, Benildo Denadai afirmou que, com certeza, o Sebrae vai participar do Vitória Moda 2019. Ele afirmou que vai se reunir com a Câmara Setorial da Indústria do Vestuário e empresários do setor para discutir o assunto: “vamos fazer uma avaliação e ver de que maneira estaremos juntos no ano que vem. Mas juntos nós com certeza estaremos”.

“Moda não é só se vestir, é complemento de felicidade, porque não tem coisa pior do que você se sentir mal vestido e não tem coisa melhor você se sentir muito bem vestido e bonito. É complemento de felicidade. Então nós não podemos ficar de fora. A maioria absoluta são micro e pequenas empresas e o Sebrae vai estar junto. Pode ser mudando alguma coisa, inovando, aperfeiçoando, mas com certeza a gente estará junto para desenvolver mais um evento como esse, que vai ser novamente o melhor evento de todos”.

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