Dólar Em baixa
5,148
24 de abril de 2024
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,148

Vitória ficou em 3º lugar no ranking das capitais amigas da atividade física

Aula de Ginástica no SOE na Praia de Camburi
Aula de Ginástica no SOE na Praia de Camburi

Vitória é a 3ª capital do Brasil considerada amiga da atividade física. A afirmação vem do projeto Ranking das Capitais Brasileiras Amigas da Atividade Física, realizado pelos pesquisadores Rodrigo Reis, Priscila Gonçalves e Adriano Akira, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). O objetivo da pesquisa é mapear informações disponíveis sobre as capitais e classificá-las segundo o potencial para a prática de atividade física, seja no lazer, seja na forma de transporte. O ranking identifica as características das cidades que devem receber mais atenção por parte de gestores públicos e cidadãos.

Para a médica endocrinologista Flavia Tessarolo o resultado é uma vitória, visto que a atividade física está atrelada ao tratamento de diversas doenças como a obesidade, o câncer e o diabetes, cujo dia mundial é celebrado no dia 14 de novembro.

“O sedentarismo, juntamente com hábitos alimentares inadequados, são fatores que contribuem para a epidemia de sobrepeso e obesidade em todo mundo. Quem vive em Vitória tem a oportunidade de incorporar a atividade física na rotina diária e combater diariamente uma série de doenças. Isso é motivo para comemorar”, disse.

O ranking
Para elaborar o estudo, os pesquisadores buscaram dados de indicadores urbanos já atrelados pela ciência à atividade física. Para serem incluídos, eles deveriam contemplar todas as capitais, terem origem em uma mesma base (IBGE, por exemplo) e serem públicos e atualizados periodicamente. Esse rigor, que deixou certas informações de fora, serviu para permitir comparações. Aí, todos os números foram separados em cinco grandes domínios:

  • Acesso a espaços de lazer
  • Acesso a transporte público
  • Desenho urbano
  • Estrutura viária para atividade física
  • Mortes no trânsito e criminalidade

Em cada uma das cinco categorias, as cidades receberam uma nota por um método estatístico, chamado de escore Z. Fazendo a média de todos, saiu a classificação final a seguir:

1º São Paulo (SP)
2º Belo Horizonte (MG)
3º Vitoria (ES)
4º Curitiba (PR)
5º  Rio De Janeiro (RJ)

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas