Expovinhos -público1Vitória Expovinhos 2018 reúne profissionais e mais de 1200 rótulos do Brasil e do mundo. O público Wine Lover se prepara para mais uma edição da maior feira de vinhos do Espírito Santo: o Vitória Expovinhos 2018 – 10º Salão Internacional de Vinho de Vitória. Neste ano, o evento comemora dez anos de vinhos, aromas e sabores e se firma como o mais importante e consolidado evento do setor no Estado com destaque internacional, realizado mais uma vez para os empresários e apreciadores do vinho, nos dias 27 e 28 de junho, no Centro de Convenções de Vitória.

A feira reúne mais de 60 expositores, que apresentarão cerca de 1.200 rótulos de 17 países para degustação, tais como, Chile, França, Argentina, Croácia, Eslovênia, Grécia, Portugal, Espanha, entre outros. Palestras técnicas, curso de nível introdutório e avançado além da exposição também integram a programação.

A 10ª edição recebe um tom de festividade, revela o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri. “O Vitória Expovinhos se consolidou como a maior feira do segmento no ES, proporcionando ótimas experiências e cumprindo o seu compromisso com o mercado: divulgando o vinho e potencializando a realização de negócios. Temos a felicidade de celebrar o sucesso e tradição desse evento que já faz parte do calendário capixaba”, conta.

A abertura oficial do 10º Salão Internacional do Vinho será realizada no dia 27 de junho, às 18h30, no Centro de Convenções de Vitória. Neste dia será divulgado o resultado do Prêmio Top Five, que elege os cinco melhores vinhos em seis categorias: Tinto Velho Mundo, Tinto Novo Mundo, Branco Velho Mundo, Branco Novo Mundo, Espumante e Sobremesa. Na ocasião, o público tem a oportunidade de conhecer e degustar os vinhos na feira.

No Top Five, 14 jurados que compõem o corpo técnico se distribuem e avaliam a bebida, sem visualizar o rótulo. Critérios como sabor, aroma e textura são avaliados e pontuados. Ao final da degustação, são somados os pontos de cada bebida e definidos os vencedores.

Palestras e cursos
Se por um lado os apreciadores do vinho estão tendo acesso à informação e conhecimento, por outro, o Vitória Expovinhos se preocupa em capacitar profissionais e estabelecimentos a serviço do vinho. A cada edição, são promovidos cursos básicos e de nível avançado sobre vinho, para profissionais e empresários do ramo de hotelaria, bares, restaurantes e wine stores.

Uma novidade para este ano é uma palestra sobre a “Touriga Nacional”, uva mais nobre de Portugal e utilizada na produção de vinhos conhecidos mundialmente, com o enólogo português, Carlos Lucas. Além disso, a programação prevê a participação de enólogos e profissionais ligados a enogastronomia de renome nacional e internacional.

Wine Tasting
Em formato de Wine Tasting, pioneiro no Estado, oferece aos participantes o contato com os diversos rótulos disponíveis para degustação. Ao realizar a inscrição, cada participante recebe um guia impresso com informações dos expositores, taça para degustação e crachá de identificação.

Além disso, os participantes também podem aproveitar a feira para conversar com os enólogos, sommelieres e representantes do Brasil e do cenário internacional, que apresentaram as peculiaridades de cada vinho, como as suas origens e os tipos de uva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *