Dólar Em baixa
5,204
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,204

Vitória entre as capitais mais transparentes do País

Fonte: PMV
Fonte: PMV

Vitória está entre as capitais mais transparentes do País. A 3ª edição da Escala Brasil Transparente (EBT), que avaliou o cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) em 26 estados, no Distrito Federal e em 2.328 municípios brasileiros, mostrou que a cidade recebeu nota 10, ao lado de Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Recife, São Luís e São Paulo.

O levantamento foi feito pela Controladoria-Geral da União (CGU) e divulgado nesta quinta (11). A análise mostra ainda que Vitória está em primeiro lugar entre os municípios capixabas, junto com Alfredo Chaves, Cariacica e Conceição da Barra.

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, dedicou o resultado à equipe de servidores municipais. “Primeiro, quero parabenizar toda a equipe da PMV que cuida da gestão pública com ética, seriedade, honestidade e eficiência e também a Controladoria Geral do Município, que cuida do Portal da Transparência. Foi isso que possibilitou esse grande destaque em transparência dado pela CGU. Vitória, mais uma vez, é reconhecida por seu trabalho com transparência, zelo e cuidado com o dinheiro público. Fico muito feliz por, novamente, Vitória ficar em 1º lugar entre as capitais brasileiras. O resultado se deve ao trabalho de nossa equipe, que presta serviço de qualidade à população com muito menos recursos”.

Para a controladora geral do Município, Raquel Drummond, a cidade alcançar essa colocação é um reconhecimento importante. “É o resultado de um intenso trabalho de organização de dados e produção de informações, tanto para a sociedade quanto para a própria gestão municipal, o que demonstra o nosso compromisso com a eficiência na utilização dos recursos públicos”.

Quesitos

O estudo levou em consideração os seguintes quesitos: regulamentação da LAI; existência de canal (presencial e eletrônico) para solicitações de informação pelos cidadãos; e recebimento das informações solicitadas.

Para coletar os dados, auditores do Ministério da Transparência solicitam, sem se identificar, informações para os entes. Os pedidos são compostos por quatro perguntas, separadas pelos seguintes temas: Saúde, Educação, Assistência Social e regulamentação da LAI. Em paralelo, também é realizada pesquisa nos sites oficiais, para verificar o cumprimento às normas legais.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas