Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,016

Vitória é primeiro lugar em Índice de Governança Municipal no Estado

Fonte: PMV
Fonte: PMV

Vitória é primeiro lugar no Estado no Índice CFA de Governança Municipal, que é baseado em três dimensões: gastos e finanças públicas, qualidade da gestão e desempenho. A nota alcançada pela capital foi 0,702. A cidade ocupa a 15ª posição geral entre os municípios brasileiros. É mais um levantamento que aponta a capital na liderança de rankings em variadas áreas.

O ranking foi elaborado a partir de dados de saúde, educação, planejamento urbano, articulação institucional, gestão fiscal, habitação, recursos humanos e outras áreas. Eles refletem, entre outros fatores, na Lei de Responsabilidade Fiscal do município, ou seja, na forma com a Prefeitura cuida com responsabilidade dos gastos públicos.

A proposta do levantamento é ajudar os gestores dos municípios a visualizar as necessidades e boas práticas de sua região.

Convenção

A Prefeitura de Vitória foi citada como exemplo de gestão durante a 23ª Convenção dos Profissionais de Contabilidade do Estado do Espírito Santo, que aconteceu em Pedra Azul, na região serrana do Estado. Foram levadas em conta ações de forma rápida e segura na geração das informações para a tomada de decisões e transparência na prestação de contas.

A palestra “Transparência: Foco Gerencial nas Informações Contábeis do Setor Público”, realizada pela doutoranda em Ciência da Informação e mestre em Contabilidade Gerencial Janyluce Rezende Gama, apresentou diferentes abordagens sobre o tema transparência no uso da informação contábil, desde como melhorar a qualidade da informação sobre o tema até transparência na prestação de contas das informações governamentais.

Já o painel “Estruturação dos Departamentos de Contabilidade dos Municípios – Modelo Conceitual para dar cumprimento às exigências do processo de convergência das NBCASP” foi apresentado por Simone Reinholz Velten, secretária de controle externo da Secretaria de Previdência e Pessoal e auditora de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo, e Simony Pedrini Nunes Rátis, coordenadora de Auditoria de Contas de Governo da Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont).

A mesa falou da necessidade de estruturação dos departamentos de contabilidade das crescentes demandas de informação requeridas ao departamento contábil em função das solicitações de informações requeridas ao departamento contábil dos entes públicos, por meio da Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei da Transparência, da Lei de Acesso a Informação e das Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas