A grande final do 17º Campeonato Estadual de Beach Soccer do Espírito Santo será disputada neste domingo (1º de outubro), às 11 horas, no Centro Municipal de Beach Soccer, na Praça dos Namorados, na Praia do Canto, nesta cidade. Estarão, frente a frente, pela primeira vez na história, na decisão, a hexacampeã Vitória e a bicampeã Anchieta. Vale destacar que às 9 horas, Serra e Viana disputam a terceira colocação.

A final envolverá  jogadores de projeção internacional, como Bruno Xavier, de Anchieta, e Bruno Malias, de Vitória, que conquistaram diversos títulos (dentre eles Mundiais da FIFA) pela Seleção Brasileira e por clubes europeus. Além do Campeonato Brasileiro de Seleções pela Seleção Capixaba, juntos, em 2010.

As duas equipes se encontraram na primeira fase e Vitória goleou por 8 a 3. Anchieta terá o desfalque do defensor Rui, um dos seus mais importantes jogadores, que cumprirá suspensão automática por ter sido expulso na semifinal contra Serra.

Mas o clima é de otimismo, já que é nítido o crescimento de produção da equipe. “Acreditamos sim que podemos vencer, sempre respeitando nosso adversário. Nosso elenco trabalhou forte e é muito unido. Não vamos errar jamais como fizemos naquele jogo da primeira fase. Vamos superar a ausência do Rui com muita garra e aplicação tática”, destacou Bruno Xavier, que foi bicampeão turco nesta semana.

“Na segunda rodada bati com a cabeça na trave e, para fechar a ferida, levei dez pontos, exatamente contra Vitória. Consegui superar tudo e estou na final. Isso é algo gratificante. Vamos lutar muito para levar este troféu para nossa cidade” disse o goleiro Gean Pietro.

“Jogar ao lado de Bruno Xavier é motivo de confiança. Ele é referência mundial do esporte. Será uma partida difícil, mas vamos entrar com muito foco e vontade de conquistar o tricampeonato”, disse Maguinho, um dos mais experientes do elenco de Anchieta.

Vitória

Vitória treinou forte durante a semana e espera utilizar bem o fato de conhecer melhor a quadra de jogo. Bruno Malias se sente confortável às vésperas da decisão. E não era para menos. Venceu seis Estaduais por Vitória e foi campeão ainda por Vila Velha e Cariacica. É o maior campeão da história  do Estadual como jogador.

“É uma partida como qualquer outra. Estou tranquilo. Sou experiente. Nos preparamos para chegarmos com 100% de condições. É jogo difícil. É uma final. Muita pressão, que temos que superar já que ela vem de todos os lados: família, imprensa, dentro do grupo mesmo. Esta é a dica: Suportar a pressão para fazermos um grande jogo”, disse.

O goleiro Sonaldo, de Vitória, foi vice-campeão defendendo Vila Velha dos últimos dois Estaduais. Na sua avaliação para vencer Anchieta será necessário controlar bem o jogo e não fazer muita falta porque a seleção do Sul do Estado conta com ótimos chutadores. “E quando tivermos oportunidade finalizar bem a gol”, disse.

“Estou feliz por ter chegado a mais uma final, agora defendendo Vitória, seleção que sempre sonhei vestir a camisa um dia”, finalizou o arqueiro que marcou um gol contra Viana na semifinal.

O atacante Erick Lyrio, de Vitória, aposta em partida equilibrada. “Será jogo de paciência. As duas equipes possuem jogadores de muita qualidade. Na minha visão quem tiver melhor preparado no dia vai levar o título. Sem dúvidas a partida será definida por meio de um detalhe, um vacilo, erro qualquer de uma das partes”, disse.

Para Erick Lyrio, a presença de quem considera o melhor jogador do mundo, o Bruno Xavier, do outro lado da quadra é causa de motivação. “Se vencermos o melhor do mundo mostrará que nosso trabalho foi bem feito”, destacou a grande revelação do beach soccer capixaba que tem um título defendendo Cariacica, em 2012.

Serviço
Evento – 17º Campeonato Estadual de Beach Soccer
Local – Praça dos Namorados, na Praia do Canto, em Vitória
Final – Vitória x Anchieta
Horário – 11 horas
Definição do 3º lugar – Serra x Viana
Horário – 9 horas 

Conquistas das seleções finalistas
Vitória – 2002, 2003, 2004, 2007, 2008 e 2010
Anchieta – 2013 e 2014 

Principais artilheiros
Leandro (Viana) com sete gols e Juninho Bebê (Anchieta) com quatro gols 

Melhores jogadores das rodadas
Primeira rodada: Juninho Bebê (Anchieta)
Segunda rodada: Maguinho (Vitória)
Terceira rodada: Leandro (Viana)
Semifinal: Juninho Bebê (Anchieta) 

Média de gols por rodada
Primeira rodada: seis gols
Segunda rodada: sete gols
Terceira rodada: cinco gols
Semifinal: cinco gols

Resultados da semifinal
Anchieta 2 x 1 Serra
Vitória 2 x 0  Viana (na prorrogação após 3 a 3 no tempo normal)

Resultados da terceira rodada
Serra  1 x 0 Marechal (na prorrogação após 2 a 2 tempo normal)
Pedro Canário 1 x 2 Viana
Vitória 2 x 0 Guarapari (na prorrogação após 3 a 3 tempo normal)

Resultados da segunda rodada
Marechal 3 x 2 Viana (nas penalidades após 3 x 3 tempo normal e 0 x 0 prorrogação)
Serra 4 x 1 Pedro Canário
Vitória 8 x 3 Anchieta

Resultados da primeira rodada
Serra 2 x 1 Viana (nas penalidades após 4 a 4 no tempo normal e 0 a 0 na prorrogação)
Marechal 1 x 3 Pedro Canário
Anchieta 4 x 2 Guarapari

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *