Dólar Em alta
5,152
24 de abril de 2024
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em alta
5,152

‘Virgem da Penha, minha alegria’ é tema da Festa da Penha 2018

festa_da_penha_bruno_barros-167711A maior festa religiosa do Espírito Santo já tem o tema definido pra 2018: “Virgem da Penha, minha alegria”. A Festa da da Penha é só em abril, mas a organização da terceira maior festa mariana do país já iniciou os preparativos! A temática foi tirada da própria música em homenagem à Padroeira das Alegrias, Nossa Senhora da Penha.

“Virgem da Penha, minha alegria”, trecho do hino composto por Frei Alfredo Setaro e Padre João Lírio Tagliarico há 60 anos. A festa, tradicional pelas suas romarias, acontecerá de 1º a 9 de abril de 2018 e deve atrair mais do que os 1,6 milhão de fiéis que participaram da edição em 2017.

O Convento da Penha

O Convento da Penha é um dos santuários mais antigos do Brasil e um dos ícones do Espírito Santo. Sua arquitetura é característica do período colonial brasileiro, foi fundado por Frei Pedro Palácios e construído pelos escravos, logo após a chegada dele em terras capixabas, em 1558. Foi tombado em 1943, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Histórico Cultural.

Como santuário mariano muito procurado durante todo o ano por romeiros, é o segundo do Brasil, com mais de 2,5 milhões de pessoas. É considerado o principal monumento religioso do Estado e símbolo de devoção a Nossa Senhora da Penha. O Convento está localizado num penhasco de 154 metros de altitude e a 500 metros do mar, envolto por uma faixa de 50 hectares de mata atlântica. De lá é possível ter uma linda vista da Baía de Vitória, de Vila Velha e de belas praias.

Frei Pedro Palácios chegou ao Espírito Santo em 1558 trazendo consigo o Painel de Nossa Senhora das Alegrias. O Largo do Convento (ou campinho) foi o local escolhido para a construção de uma capela dedicada a São Francisco de Assis, em 1562.

Segundo a versão popular, o quadro teria sumido da Gruta onde o Frei morava e assim indicou o lugar onde deveria ser construído o Convento, no alto de um morro de 154 metros. A edificação da “Ermida das Palmeiras” foi erguida por volta de 1560.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas