Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em alta
5,016

Vigilância Sanitária orienta para os cuidados com a alimentação durante o verão

comer na praiaDurante o período mais quente do ano, a população deve ficar em alerta para alguns cuidados com a alimentação para evitar intoxicações e até a desidratação. O fundamental, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, é dar preferência a alimentos leves e naturais. A escolha de produtos e o consumo em praias e quiosques também requerem bastante cautela.

Algumas medidas como observar a integridade da embalagem do alimento, quando for o caso; se o mesmo está sendo mantido à temperatura adequada à sua conservação; onde e de que forma estão sendo conservados; e se estão protegidos contra a contaminação ambiente, são importantes.

Os alimentos que precisam ser conservados frios, a exemplo dos sanduíches naturais, picolés e outros, devem estar sob refrigeração ou acondicionados em caixas isotérmicas com gelo filtrado ou reutilizável e bem embalados. Os salgados recheados quando mantidos à temperatura ambiente perecem rapidamente, podendo causar danos à saúde do consumidor, portanto, devem ser evitados.

Alimentos como os espetinhos de carne devem ser avaliados quanto à origem da carne, formas de manipulação, armazenamento e transporte, e devem ser preparados no momento do pedido. “Já o camarão vendido em espetinhos prontos para consumo deve ser evitado, seu consumo torna-se bem mais seguro e saudável em porção fritas na hora”, alerta.

Manipulação
Outra medida importante é verificar as condições de higiene do local de manipulação e/ou comercialização dos alimentos, bem como verificar o aspecto geral dos funcionários do local ou dos ambulantes, conforme o caso.

O manipulador de alimentos deve apresentar-se limpo, vestindo roupa clara, limpa e touca para proteger os cabelos. Deve-se observar a manipulação de alimentos, principalmente verificar se não é a mesma pessoa que manipula diretamente os alimentos e o dinheiro.

Em quiosques, a visualização é a maneira mais eficaz de verificar a limpeza do local. No caso de restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos, a orientação da Vigilância Sanitária é que o consumidor procure saber se a empresa possui o Alvará de Licença Sanitária, geralmente localizado próximo aos caixas. O documento deve estar em lugar visível, caso contrário, o cliente pode solicitar ao proprietário.

Líquidos
Devido ao calor, a tendência é a perda maior de água e sais minerais, que precisam ser repostos adequadamente com a ingestão de bastante líquido. Logo, hidratação é fundamental. O melhor é optar por alimentos leves e naturais como água, sucos de frutas e água de coco. Refrigerantes e bebidas alcoólicas devem ser evitados.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas