Dólar Em alta
5,016
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
5,016

Vigilância Sanitária interdita clínicas odontológicas ilegais em Linhares

clinica clandestina linharesA Vigilância Sanitária Municipal, em conjunto com o Conselho Regional de Odontologia do Espírito Santo – CRO-ES, interditou uma clínica odontológica ilegal no Centro de Linhares. A ação aconteceu em parceria ainda da Polícia Militar. O estabelecimento estava em condições higiênico-sanitárias insatisfatórias, não possuía licença sanitária para o funcionamento, registro no CRO-ES e nem mesmo profissional dentista habilitado.

Além disso, foram flagradas documentações de procedimentos de diversas especialidades, como ortodontia, endodontia, cirurgia, prótese. “É importante que as pessoas fiquem em alerta na hora da escolha de profissional habilitado para realizar os serviços e observem se o local possui alvará sanitário para o funcionamento, para não colocar em risco a sua própria saúde. A população pode e deve denunciar”, destacou a diretora da Vigilância Sanitária, Lorena Santos Teixeira.

O “dentista-prático” que atuava no local não foi localizado na clínica, porém a polícia realizou buscas e conseguiu localizar o suspeito, que foi encaminhado à delegacia para prestar esclarecimentos. O suspeito responderá criminalmente por exercício ilegal da profissão. O estabelecimento foi interditado, autuado pelos órgãos fiscalizadores e poderá pagar multa. O local permanecerá interditado até que apresente o profissional habilitado para realizar as atividades, regularize a situação junto à Vigilância Sanitária e CRO-ES e realize os procedimentos de higiene necessários para o funcionamento.

Mais interdições

Na terça-feira (12), a Vigilância Sanitária Municipal e o setor de fiscalização do CRO-ES já haviam interditado uma outra clínica odontológica ilegal, em Bebedouro. Assim como no caso desta quinta (14), o estabelecimento não possui licença sanitária para o funcionamento, registro no CRO-ES e profissional dentista habilitado para realizar os serviços.

O “dentista-prático” proprietário não se encontrava no local e uma funcionária da clínica foi encaminhada ao DPJ da cidade para prestar esclarecimentos. A funcionária foiconduzida ao DPJ e declarou que era auxiliar de saúde bucal, mas também não possui registro no Conselho.

Na ação foram apreendidos blocos de atestados médicos, receituário e instrumentais. O estabelecimento foi interditado, autuado pelos órgãos fiscalizadores e poderá pagar multa. O local também fica interditado até que apresente o profissional habilitado para realizar as atividades e regularize a situação junto à Vigilância Sanitária e CRO-ES.

A população também pode contribuir com a fiscalização, denunciando por meio do telefone da Vigilância 3371 – 4028. Todas as demandas serão encaminhadas aos técnicos da Vigilância Sanitária, que comparecerão aos estabelecimentos denunciados, para avaliarem as condições e, caso necessário, aplicarem as penalidades previstas em lei.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas