Dólar Em baixa
5,148
24 de abril de 2024
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,148

Viagens longas aumentam risco de trombose: saiba como evitar

Redação Multimídia ESHOJE

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2016/01/19/70x70/1_img_como_evitar_a_trombose_19259_orig-162251.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'569e16627bb6a', 'cd_midia':162251, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2016/01/19/img_como_evitar_a_trombose_19259_orig-162251.jpg', 'ds_midia': 'trombose', 'ds_midia_credi': 'Divulgação', 'ds_midia_titlo': 'trombose', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '350', 'cd_midia_h': '232', 'align': 'Right'}Férias é ter tempo, muito tempo para aproveitar e realizar. Há quem espere esse período para viajar, seja de ônibus, carro, trem ou avião. Em todos é preciso se preocupar com o tempo, porque viagens muito longes podem causar dores nas pernas. Cerca de 170 mil brasileiros sofrem ou já foram diagnosticados com trombose.
A Trombose Venosa Profunda (TVP), conhecida como flebite ou tromboflebite profunda, é uma doença causada pela coagulação do sangue no interior das veias – vasos sanguíneos que levam o sangue de volta ao coração. De acordo com o hematologista Aminadab Francisco de Sousa, todos estão suscetíveis à doença, principalmente idosos e crianças.
Ele garante que além dos fatores hereditários, sedentarismo, obesidade, alcoolismo, tabagismo, uso de pílulas contraceptivas, pós-cirurgias e a fase final da gestação podem desencadear a doença. “Inchaço nos membros como pernas e coxas, dores, vermelhidão, sensibilidade são sintomas de trombose”, prepondera.
O médico destaca que é possível um tratamento com sucesso de cura. “Nos membros como pernas e braços diagnosticamos com Eco Color Dopler, já em órgãos como pulmões, pode ser realizado a angiotomografia cerebral. O tratamento é feito com substâncias anticoagulantes que impedem propagação e a evolução da doença”, afirma.
Para ele, a receita que deve ser seguida a fim de que o mal seja evitado, é que em viagens longas, sejam feitas paradas a cada duas horas para “esticar as pernas”. Quando o trabalho também exige muito tempo sentado, o ideal é que alguns minutos do dia sejam dedicados à caminhada.
De acordo com estudos científicos divulgados em 2014, a TVP é responsável pela morte de 1 milhão de pessoas todos os anos, sendo cerca de 300 mil nos Estados Unidos e 544 mil na Europa.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas