Fernanda Almeida

Fernanda Almeida é casada, mãe de dois filhos, sommeliére inserida no mundo do vinho há 8 anos.

Chenin BlancVamos conhecer um pouco da Chenin Blanc? Trata-se de uma casta muito versátil! De origem francesa, nativa do Vale do Loure, a uva é também cultivada ao redor do mundo – Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Israel, Brasil, Uruguai e México, são alguns exemplos. A Chenin Blanc teve uma boa adaptação no Sul da África, onde é cultivada desde os tempos coloniais, e passou a ser uma especialidade da região, respondendo por cerca de 20% dos vinhedos do país onde também é conhecida como Steen.

Por ser tão versátil esta uva pode assumir características muito diferentes conforme seu terroir. Em climas quentes apresenta particularidades mais distinta, sútil, com certa doçura. Já nos frios produz vinhos com acidez mais presente e mais complexidade.

O estilo de vinho produzido com a Chenin Blanc varia de secos tranquilos a espumantes, vinhos de corte, e quando atacada por botrytis temos deliciosos vinhos de sobremesa.

Seus vinhos têm visual que vão de tons verdes a palha, podendo ter alguns reflexos dourado. No nariz destaca-se por aromas frutados, como melão, abacaxi, manga, damasco, pêssego, maçã verde, lima, mel, amêndoas e notas de flores brancas. Já em boca, quando alcança seu ponto ótimo de maturação, apresenta vinhos de boa acidez de média a alta, com certa complexidade e bom final. Se a maturidade for excessiva temos um vinho com menos frescor e mais adocicado.

  Acompanha bem frutos do mar, aves assadas ou grelhadas, frango, peru, saladas…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *