Dólar Em alta
5,259
18 de abril de 2024
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Vitória
29ºC

Dólar Em alta
5,259

Verão animado na Praia de Camburi: novos quiosques a todo vapor

Quiosque 4 na Praia de Camburi
Quiosque 4 na Praia de Camburi

O verão 2017/2018 promete ser o mais agitado dos últimos tempos na Praia de Camburi, haja vista a grande resposta dos moradores à primeira semana do Festival Gastronômico de Verão, que teve início na noite desta terça-feira (12), com a inauguração dos restaurantes que ocupam os sete primeiros quiosques da praia – vencedores do Festival Roda de Boteco. Todos os quiosques ficaram lotados e a expectativa da prefeitura é de que assim permaneçam pelo menos até o dia 28 de fevereiro, data que marca o fim do Festival.

O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV), Leonardo Krohling, afirmou que após a mudança na gestão dos quiosques da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) para a prefeitura de Vitória – em meados de agosto deste ano – a Praia de Camburi tende a ficar mais com a cara do capixaba. Ele declarou que os saudosistas da antiga Camburi com a faixa de areia lotada, esportes diversos acontecendo e serviço dos bares na areia, podem se animar, pois um novo tempo acabou de se iniciar.

“No momento que se noticiou que traríamos os bares do Roda de Boteco, a gente já viu na população um sentimento de pertencimento e de vontade de ver aquilo funcionando. Todo o morador de Vitória ama a Praia de Camburi, a utiliza de alguma maneira e as pessoas estavam carentes, tanto os moradores quanto os turistas, de algo de qualidade naquele espaço. No dia da inauguração, foi uma grande resposta da população, com os bares lotados. Tinha bar com fila na porta para poder entrar, tinha alguns deles com filas na porta, no quiosque. Uma outra realidade. Em plena terça-feira à noite a gente tem isso. Então estamos com expectativa muito boa”, disse o secretário.

E emendou: “Camburi já fica lotada com a rua de lazer, as famílias na rua. Então a expectativa de que a pessoa vá almoçar com a família, vá sentar para se divertir. A gente acredita que temos acertado e que a população vai corresponder e vai estar ocupando os quiosques de Camburi, com bastante movimento. Vamos passar um réveillon com todos os quiosques com concessionários ocupados. E a gente tem essa certeza que as atividades na praia, isso tudo faz um clima que faz a praia voltar a estar cheia novamente”.

Além do diferencial de poder contar com bares qualificados, experimentados e premiados ocupando os quiosques, cada bar terá um espaço na areia para estender sua área de atuação e servir os clientes da melhor forma possível, salvaguardando a área de restinga.

“É permitido que o quiosque dobre a área de deck dele, espelhe ele na praia. Então esse espaço é garantido para eles logo após o quiosque. O quiosque que tem restinga atrás, tem esse mesmo espaço dobrado, só que após a restinga, que está toda protegida, sinalizada para a população não pisar, não agredir”, afirmou Krohling.

Licitação

De acordo com o secretário, a ideia em trazer os bares vencedores do Roda de Boteco para ocupar os quiosques na realização do Festival Gastronômico de Verão – após a gestão passar para a Prefeitura – foi estratégica, já que havia riscos de a realização de uma licitação não estar concluída até o verão, o que culminaria em quiosques desocupados. Entretanto, a licitação visando a concessão definitiva – após o dia 28 de fevereiro – já está sendo trabalhada para que não haja um hiato após o final do Festival. Os bares que ocupam os quiosques não pagam aluguel, mas após a concessão definitiva, o valor mínimo do aluguel desde de R$ 12 mil para R$ 1.750. Krohling afirma que os vencedores do Roda de Boteco chegam em vantagem para a licitação, e mudanças estruturais poderão ser feitas após a concessão definitiva.

“O que vai ser permitido é que, após a concessão definitiva, sejam feitas mudanças estruturais e aí tenho certeza que os empresários vão interessar em fazer essas mudanças. Para o Festival Gastronômico de Verão, como se trata de um evento e a gente queria atrair esse público, não tem custo de aluguel. Eles vão arcar com água e luz e o custo de aluguel está dentro do projeto do Festival da Secretaria. Acho que é um grande balão de ensaio as pessoas experimentarem como funciona os quiosques. Então é muito bom para isso, criar essa vontade e certeza de que dá certo. É uma grande oportunidade que eles abraçaram e acho que eles podem participar da licitação para saber até quanto eles podem pagar de aluguel, até quanto eles podem estar viabilizando o seu negócio ali. Acredito que eles saem na frente nesse sentido. A gente vai trabalhar sim para que tenha uma qualificação melhor da ocupação. Então isso pode ajudar bares que têm mais tempo de casa, que têm mais premiações não só do Roda de Boteco, mas em outros concursos, para que a gente possa ter bares de qualidade ali, não deixar qualquer um participar. Estamos terminando de fazer um modelo da licitação e em breve vamos estar publicando ela com os parâmetros avaliados”, explicou.

Conheça horários de funcionamento dos quiosques e pratos os ofertados no Festival Gastronômico de Verão

K1 – DE PASSAGEM e PETISCARIA DO JOJO’S

Petisco: Casadinho à De Passagem – camarões VM envolvidos com filezinhos de tilápia e fritos. Acompanha molho especial
Petisco: Vulcão de Camarão – camarões VM, arroz de camarão cremoso, purê de batata e batata palha
Horário de funcionamento: 3ª a 5ª, das 11h às 22h; 6ª e sábado, das 9h às 23h; domingo, das 9h às 20h

K2 – Espaço reservado para ações de entretenimento, eventos e imprensa

K3 – REGINA MARIS
Petisco: Joelho de Porco Arretado de Bom – joelho de porco defumado no feijão acompanhado de salada de couve ao alho
Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 23h

K4 – RESTAURANTE MOQUECA
Petisco: Mexido do Mar – combinação de mariscos, arroz e delicioso molho capixaba. Petisco comparável a um risoto ou paella
Petisco: Bobó de Frutos do Mar – moquequinha de frutos do mar misturada num delicioso creme de aipim
Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h à meia-noite
Programação artística: 4ª a 6ª, das 19h às 23h; sábado, das 14h às 18h e das 19h às 23h; domingo, das 14h às 19h

K5 – BARZITO
Petisco: Uai, Sô! – costelinha suína ao molho no pirão de farinha de milho torrada e couve
Horário de funcionamento: 3ª a sábado, das 11h às 23h; domingo, das 10h às 19h
Programação artística: toda 5ª, 6ª e sábado, a partir das 19h30

K5 – BOTECO DO JOÃO
Petisco: Fígado Mineiro – saborosas e suculentas iscas de fígado bovino acompanhadas de maravilhosa farofa e vinagrete
Horário de funcionamento: 3ª a sábado, das 11h às 23h; domingo, das 10h às 19h
Programação artística: toda 5ª, 6ª e sábado, a partir das 19h30

K6 – CARANGUEJO DO ASSIS
Petisco: Batata do Assis – batata recheada com camarão e catupiry ou siri e catupiry
Horário de funcionamento: 2ª a sábado, das 10h à meia-noite; domingo, das 10h às 19h

K7 – MERCEARIA BOTEQUIM
Petisco: Picanha do Agreste – deliciosa picanha de sol feita na manteiga de garrafa, acompanhada de aipim manteiga e exclusivo molho do Mercearia Botequim
Petisco: Trem Bão – combinado de tutu de feijão com pernil na cerveja, torresmo crocante e linguiça da roça acebolada
Horário de funcionamento: 2ª a domingo, das 9h à meia-noite

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas