Desde que surgiu, em 2010, o Instagram se firmou como uma rede social visual, com foco em fotos e vídeos. Hoje, as empresas podem usar os recursos imagéticos do aplicativo para montar uma vitrine de vendas eletrônicas. Trata-se da funcionalidade Instagram Shopping, inaugurada no Brasil em 2018. Em abril, por exemplo, foram realizadas 180 milhões de transações no app.
A professora Maria Carolina Avis, especialista em Marketing Digital do Centro Universitário Internacional Uninter, explica que o recurso foi uma grande “sacada” da rede social. “O principal fator para o sucesso é a facilidade de compra. O usuário consegue, de forma muito ágil, ter acesso às informações do produto e ir para a finalização da transação”, diz.
Segundo a rede, mensalmente 90 milhões de contas acessam publicações de vendas para saber mais sobre os produtos. “Para as empresas, houve uma facilitação na resposta sobre variedade de cor, disponibilidade, preço e forma de pagamento. A própria postagem disponibiliza esses detalhes”, explica.
Quem deve apostar no recurso
Desde o início do Instagram Shopping foi aferido um aumento de 25% no tráfego do aplicativo e de 8%, na receita. Isso significa que a rede social se tornou um ambiente propício para todos os tipos de lojas eletrônicas, desde que seu público-alvo seja usuário da rede. “É preciso ir onde seu público está”, recomenda Maria Carolina.
Para usar o Shopping, a empresa precisa comercializar produtos – e não serviços. Além disso, precisa ter um site próprio, para onde o usuário será redirecionado para finalizar a compra. Mesmo já tendo um site próprio, a professora defende que a funcionalidade é vantajosa para as lojas. “O grande benefício é otimizar a experiência do usuário. No Instagram, ele escolhe o produto com mais facilidade e avança facilmente para o estágio de compra”, diz.
Otimo artigo , trabalho com marketing digital e um dos meus canais de venda é o instagram
a vantagem de trabalhar com o instagram e a possibilidade de trabalhar em casa e as vendas acontecem de dia e a noite alem da prticidade, porem recomendo que pra atuar na area façam um curso de mkt digital eu recomendo o Do professor Alex vargas . esse aqui http://bit.ly/MktDigitalProfissional
foi o que eu fiz e tive muito resultado , 😉
Excelente artigo, parabéns. Tem um curso muito bom que eu sempre recomendo, que ensina como montar a loja, tanto no instagram como no facebook e ainda você aprende como criar um funil de vendas no whatsapp e tem também um módulo só de estratégias de como usar o instagram para vender mais… muito bom mesmo. da uma conferida lá meuinstashop.com.br