Dólar Em baixa
5,119
26 de abril de 2024
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em baixa
5,119

Vendas do comércio capixaba mantêm resultados positivos em julho

O comércio varejista do Espírito Santo registrou em julho de 2017 um crescimento de 0,7% no volume de vendas em relação ao mês de junho, série com ajuste sazonal, como mostra a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), realizada pelo IBGE. O desempenho das vendas na comparação anual também apresentou avanço, na ordem de 2,5% em julho de 2017 frente a julho de 2016.

Com esse resultado, nos primeiros sete meses do ano de 2017 o volume de vendas no comércio varejista acumulou uma variação negativa de 6,2% em comparação ao mesmo período do ano passado. Esse mesmo indicador em 2016, ou seja, o acumulado do ano até julho de 2016, mostrou uma queda de 11,1% em relação ao mesmo período de 2015.

Já no indicador dos últimos doze meses o comércio mostrou uma queda de 7,8%, sendo o menor acumulado desde dezembro de 2015. Para Fecomércio-ES a tendência positiva de crescimento das vendas será mantida, sendo possível vislumbrar um resultado melhor para o fechamento do ano, embora crescimentos mais significativos devam acontecer a partir de 2018.

Desempenho por atividades
Na comparação entre julho de 2017 e julho de 2016, cinco dos dez segmentos pesquisados apresentaram variação positiva, destacando-se Equipamentos e materiais para escritório, informática e de comunicação, 66,5%, Móveis e Eletrodomésticos 33,2%, com destaque para o segmento de Móveis que obteve variação positiva de 67,3% e Veículos, motocicletas, partes e peças com 25,0%.

Observa-se que os segmentos que apresentaram os crescimentos mais significativos foram os que tiveram os maiores recuos no passado, o que reflete o atendimento a uma demanda reprimida por esses produtos. Já a maior queda ainda foi registrada pelo segmento de Material de Construção, que registrou uma queda de 20,6% em relação a julho do ano passado.

Os segmentos de veículos, motocicletas, partes e peças e materiais de construção incorporam o comércio varejista ampliado que, em julho de 2017, apresentou crescimento conjunto de 8,4% contra o mesmo mês do ano anterior, puxado pelo crescimento das vendas de veículos.

Brasil
No Brasil, o comércio varejista restrito ficou estável na comparação de julho com junho. Mas em relação ao mesmo mês do ano passado cresceu 3,1%. No acumulado do ano obteve uma pequena variação positiva de 0,3% quando comparado ao mesmo período do ano passado. Já no varejo ampliado também ficou praticamente estável em relação ao mês anterior (+0,3%), mas mostrou avanço de 5,7% frente ao mesmo mês do ano passado.

Desempenho dos Estados brasileiros

No mês de julho de 2017, 16 dos 27 estados brasileiros mostraram crescimento no volume de vendas do varejo quando comparados ao mês anterior. As maiores taxas foram registradas no Amazonas, em primeiro lugar no ranking dos estados, com crescimento de 3,0%. Santa Catarina em segundo (2,4%) e Roraima em terceiro (2,2%).

Já o maior recuo na passagem de junho para julho foi no estado do Tocantins (-5,3%), último colocado. Nessa comparação com o mês anterior o Espírito Santo ficou em 9º lugar, registrando variação positiva de 0,7%.

Já na comparação com o mesmo mês do ano passado (julho 2016) o crescimento do Espírito Santo ficou em 17º lugar entre os 27 estados, registrando avanço de 2,5%, ranking no qual Santa Catarina ficou em primeiro com crescimento de 14,2%. O último colocado nessa comparação foi o estado de Goiás, com recuo de 9,5%.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas