Dólar Em alta
5,243
18 de abril de 2024
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,243

Veja o passo a passo para manter a saúde da pele do rosto e do corpo no verão

pele verãoA importância de se manter a pele limpa, hidratada e protegida dos raios UV e da luz visível vai muito além da estética. Essa rotina de cuidados simples com a pele precisa ser diária e reforçada principalmente com a chegada do verão, quando aumentam as atividades ao ar livre e a exposição ao sol e às altas temperaturas. Com isso, a pele fica mais sensibilizada e desidratada.

“A solução para garantir uma pele saudável está em seguir uma rotina básica de cuidados diários, com produtos específicos e de acordo com cada tipo de pele. Além disso, é fundamental manter a pele bem hidratada, ingerindo quantidade suficiente de água e usando hidratantes apropriados. Bons níveis de água na pele permitem combater e desacelerar grande parte dos processos fisiológicos que enfraquecem nossa pele, como a degradação do colágeno e da elastina, que leva ao aparecimento de rugas, e perda da elasticidade”, afirma a dermatologista Juliana Zimbres, especialista em cosmiatria.

A dermatologista dá algumas dicas para quem deseja manter a pele linda durante o verão:

Passo 1 – Limpeza Diária

Ela é essencial para reduzir a oleosidade que se torna mais frequente no verão. Lembre-se, os diferentes tipos de pele, inclusive a oleosa, também podem ser sensíveis. Por isso, prefira produtos que combinem eficácia com suavidade, evitando a sensação de ‘repuxamento’ da pele, que não é saudável.

O ideal é usar produtos suaves que removam impurezas e resíduos sem irritar a pele, mantendo sua hidratação natural. Essa dica também vale para o corpo, que pode ficar mais ressecado neste período de praia, piscina e sol.

Passo 2 – Fotoproteção

Apesar do fotoprotetor ser um item indispensável durante o ano todo, no verão é necessário um cuidado redobrado com a proteção da pele. A maior incidência das radiações solares (UVA e UVB), mas também da infravermelha, presente em tudo que produz calor (como secador de cabelo e chapinha), e ainda, da luz visível, emitida por lâmpadas e tela de smartphones e tablets, podem provocar queimaduras, envelhecimento precoce, aparecimento de manchas, e ainda, causar câncer de pele.

Para prevenir todos esses efeitos, use diariamente um protetor solar com FPS de no mínimo 30, e não apenas quando for à praia. Não se esqueça de reaplicar o protetor solar durante o dia, a fim de assegurar sua eficácia.

Passo 3 – Hidratação de dentro para fora e de fora para dentro

Você sabia que 60% do nosso corpo é composto pela água? Sabia também que dentre todos os órgãos do corpo que necessitam de hidratação, o maior deles é a pele? Ela possui uma cobertura hidrolipídica formada por água e ácidos graxos, que funciona como um hidratante natural, protegendo-a da evaporação excessiva de água e funcionando como uma barreira protetora. Além disso, a água ajuda a eliminar as toxinas de todo o organismo, sendo essencial para a manutenção de uma pele bonita e saudável. Por isso, beba bastante água durante o dia, para hidratar seu corpo e sua pele!

Para complementar os cuidados com a pele no verão, é muito, mas muito importante usar hidratantes após a exposição ao sol e à água do mar e piscinas, que tendem a deixá-la mais ressecada, comprometendo a proteção de sua barreira natural.

Não é qualquer produto que proporciona uma hidratação profunda e prolongada, pelo contrário, os hidratantes mais comuns possuem formulação simples, focada principalmente na fragrância, ao invés da hidratação da pele.

Para proporcionar uma hidratação profunda é necessário que o produto contenha ingredientes que façam as três ações fundamentais:

Ação umectante: responsável por atrair a água do ambiente externo para a pele
Ação emoliente: promove flexibilidade e maciez da pele
Ação oclusiva: cria uma barreira na pele para reduzir a perda de água

Recomenda-se, ainda, o uso de produtos não comedogênicos, que não entopem os poros, e hipoalergênicos, que minimizam o possível surgimento de alergias. Portanto, ao escolher seu hidratante, atente-se à sua formulação, e busque sempre a recomendação de seu dermatologista para encontrar o produto mais adequado para seu tipo de pele. Para melhores resultados, é recomendado:

Usar o hidratante logo após o banho, de preferência ainda no banheiro. O vapor da água quente do banho ajuda na penetração do creme na pele.

Aplicar o hidratante fazendo movimentos circulares para penetrar mais facilmente na pele.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas