Dólar Em baixa
5,204
20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,204

Veja algumas mudanças no Novo Código de Posturas de Vila Velha

Convento, Vila Velha. Ao fundo Vitória - Yuri BarichivichO esforço para adequar a cidade ao ordenamento jurídico existente é um imenso desafio. Em Vila Velha não é diferente, várias leis tratam de vários assuntos. Pensando nisto a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu), resolveu consolidar as leis existentes e promover sua adequação as leis federais com apresentação do novo Código de Posturas que está à disposição da população no portal da prefeitura.

O Código de Postura é um conjunto de leis e normas que impõe obrigatoriedade aos residentes de um município seguir o que a lei prescreve.  Várias áreas fazem parte do código como:   limpeza pública, grandes geradores de resíduos, publicidade, terrenos e logradouros abandonados, horários de funcionamentos de comércio, ambulantes na orla e nas areias da praia, meio ambiente, organização de eventos, funcionamento das atividades industriais, comerciais e de serviços são alguns dos temas abordados no código.

De acordo com a secretaria municipal de Serviços Urbanos, Marizete de Oliveira Silva, dentre os diversos assuntos tratados, algumas novidades fazem parte do novo código como: discutir os problemas da cidade por meio do Conselho Municipal de Serviços Urbanos, definição de espaçamento mínimo que deverá ser deixado livre nas calçadas a fim de garantir a mobilidade de pedestres, organização de eventos  por tamanho e por público de forma a propiciar segurança e conforto aos cidadãos, unificação das informações sobre os licenciamentos de publicidade, de estabelecimentos e de prestadores de serviços, flexibilização de horários de funcionamento de industrias, comércios, normatização de plantão de farmácias e drogarias dentre outros.

Acompanhe algumas mudanças:

Mesas e cadeiras na calçada: Atualmente não são permitidas mesas e cadeiras em passeios sem autorização da Prefeitura. Com o novo código será permitida o uso da calçada para a utilização de mesas e cadeiras desde que seja deixado um espaço para o pedestre de pelo menos 1,2m, não precisa de autorização prévia.

Quiosque: hoje não existe norma específica para o número de mesas e horário, o quiosqueiro precisava apenas pedir autorização da Prefeitura Municipal para funcionar. Com a mudança fica autorizada a colocação nas areias das praias de até 30 mesas para cada quiosque, podendo chegar a 50 em períodos de férias, após autorização do executivo. As atividades comerciais dos quiosques ocorrerão a partir de 08h e vai até 0h, podendo o horário ser estendido em períodos de férias, festas e outros eventos. Também hoje não são permitidas mesas e cadeiras em passeios sem autorização da Prefeitura de Vila Velha, mas como novo código isso poderá, desde que seja deixado um espaço para o pedestre de pelo menos 1,2m, não precisa de autorização prévia.

Ambulantes: Não existia norma específica para acondicionamento de lixo e vestuário, mas com a modificação do código de postura os vendedores ambulantes deverão obedecer às regras básicas de higiene corporal e de vestuário, trajando sempre roupas limpas, mantendo os cabelos contidos por redes ou bonés. O acondicionamento, remoção, transporte, tratamento, destinação e disposição final são de exclusiva responsabilidade deles. Poderá ser autorizado a utilização de até 10 banquetas pelos ambulantes, fica vedado a utilização de mesas e cadeira. Os ambulantes não poderão atuar na área formada por um raio de 100m (cem metros) de hospitais, casas de saúde ou maternidade bem como de Escolas, Faculdades e Universidades durante os horários de aula.

Feirantes: Atualmente não existia norma específica em relação a horário e acondicionamento de lixo. Mas com o novo código de postura isso será revisto e o feirante será obrigado a condicionar o lixo produzido em sacolas plásticas para dar a destinação final.   As feiras comunitárias deverão ter duração de 7 horas, de 16h00 às 23h00, exceto em eventos, férias, desde que obedecidas o limite de ruído.  Não poderá colocar alimento no chão.

Novos horários comércio: Estabelecimentos comerciais, atacadistas e varejistas, e estabelecimentos de prestação de serviços funcionam, atualmente, de segunda-feira à sexta-feira, de 8 às 18 horas e aos sábados de 8 às 14 horas. Porém haverá ampliação do horário de funcionamento de comércio e indústria de segunda a sábado. Atacadista: de 7 às 21h; varejista de gêneros alimentícios (mercearias, supermercados, rotisserias e similares) de 7 às 22 horas; lojistas em geral:  8 às 19 horas.

Novos horários Indústria: Para os estabelecimentos industriais e sítios de obras de construção civil: de segunda a sexta-feira, de 7 às 17 horas; aos sábados, de 7 às 12 horas. O que será alterado possibilitando que as indústrias trabalhem de segunda à sexta-feira, de 8 às 19 horas, e aos sábados de 8 às 12 horas; Estabelecimentos prestadores de serviços: de segunda à sexta-feira, de 8 às 19 horas e ao sábados de 8 às 12 horas.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas