Dólar Em baixa
5,213
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em baixa
5,213

Veículos apreendidos pela polícia vão a leilão na internet

Foto: Detran-ES
Foto: Detran-ES

Os veículos apreendidos em operações realizadas pelas policias civil e militar serão leiloados online. Segundo a polícia civil, cerca de 30 mil veículos já foram apreendidos no Espírito Santo. A expectativa é que o processo de esvaziamento total termine em um ano.

Leia também: Rua vira depósito de carros abandonados que atraem bandidos em Vitória

O ato normativo que regulamenta os procedimentos é uma parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), o Governo do Estado, o Ministério Público e o Tribunal de Justiça Estadual. A assinatura aconteceu na manhã desta quarta-feira (4).

Segundo o Governo Estadual, a medida foi tomada por conta do grande número de veículos apreendidos pelas policias civil e militar que são deixados em frente às delegacias. Isso porque os pátios destinados a esse fim estão lotados, e acabam atrapalhando o atendimento às pessoas que procuraram os serviços policiais.

O ato estabelece que os leilões só podem ser realizados após o prazo que a justiça atribui aos donos, para que eles reclamem o direito sobre os veículos apreendidos, por questões criminosas e de trânsito. Segundo o secretário de segurança pública do Estado, Nylton Rodrigues, os proprietários terão dois meses para requerer os carrps;

“As policias militar e civil realizam dezenas de apreensões por dia de veículos produto de furtos e roubos, por exemplo. Esses veículos não são reclamados pelos seus proprietários e ficam guardados. Após esse ato normativo assinado, nós vamos leiloar, o dono vai ter até 60 dias para reclamar a posse do seu veículo. Caso isso não ocorra, nós não vamos guardar os veículos por anos, e sim fazer os leilões eletrônicos”.

Detran

O diretor geral do DETRAN-ES, Romeu Scheibe Neto, explicou que desde o final de 2016, o orgão já vinha fazendo um processo para esvaziar os 24 pátios que eram credenciados, e possuíam mais de 55 mil veículos parados. Segundo ele, a gestão desses veículos continua com a policia civil, porque foram apreendidos por questões relacionadas a processos judiciais, relacionadas a crime.

“Esses veículos serão encaminhados ao DETRAN depois de desenrolado o processo legal, e o ato normativo trás com muita clareza como esse processo deve acontecer no menor tempo possível para que possamos atuar e vender esses veículos na sua plataforma online, que está disponível no site”.

O diretor ressaltou também que o primeiro passo é fazer o diagnóstico do problema, reunindo as equipes do DETRAN e da policia civil. Porém, o foco inicial é esvaziar o pátio do bairro Alterosa, na Serra, onde está concentrado o maior quantitativo de veículos apreendidos.

“A luz do ato normativo, o DETRAN pretende começar a execução da atividade através do esvaziamento desse pátio, para permitir que os veículos que, hoje, encontram-se em frente às delegacias, sejam direcionados para esse pátio para que se faça o processo legal de tramitação, e depois serem levados ao DETRAN para que ocorra esse processo de venda.”

Por Lizandra Amario

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários
  1. Vai voltar a Máfia do Guincho? Quem vai quinchar carros estacionados em locais proibidos? Quem são os donos do guincho? Quem vai receber propinas? Deixem claro estas perguntas!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas