Dólar Em alta
5,132
24 de abril de 2024
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,132

Vai pegar a estrada? confira dicas para uma viagem segura

Leone Oliveira – [email protected]

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2014/04/08/1_br101_08042014_divulgacao-64429.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'53448ccd4e909', 'cd_midia':64427, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2014/04/08/br101_08042014_divulgacao_min_ccc-64427.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': ' Divulgação', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '3', 'cd_midia_w': '300', 'cd_midia_h': '200', 'align': 'Left'}O período de férias e festas de fim de ano chegou e, nessa época, muitas famílias têm o hábito de utilizar o carro para pegar a estrada e visitar parentes que moram em outras cidades ou estados. No entanto, alguns cuidados são necessários para que problemas não surjam no trajeto e acabem com a viagem.
A inspetora da Polícia Rodoviária Federal do Espírito Santo (PRF-ES), Carolina Ortega, explica que os cuidados devem começar antes mesmo da viagem com a verificação da manutenção do veículo, seu estado de conservação. Além disso, a revisão deve estar em dia. É necessário portar documento de identidade e carteira de habilitação.
Durante o percurso, ela ressalta a importância de respeitar toda a legislação de trânsito, bem como o limite de velocidade e a faixa contínua. “Essas são infrações que causam colisões frontais, que são as responsáveis pelo maior índice de mortes no Espírito Santo e no Brasil”, conta a inspetora.
Em tempos de grandes registros de imprudência nas estradas, a inspetora orienta aos condutores que não dirijam, se ingerirem bebidas alcoólicas. Ela alerta que a fiscalização para flagrar motoristas alcoolizados vai aumentar durante este período de festas.
Revisão
O primeiro cuidado para pegar a estrada e garantir um percurso sem problemas é realizar uma boa revisão no veículo. O mecânico, Elias de Oliveira, destaca que esse procedimento pode começar ainda em casa com a verificação dos itens de segurança do automóvel (triângulo, chave de roda, estepe, luzes de freio e ré, faróis, limpadores de parabrisas). O extintor de incêndio também entra nesta lista e precisa ser checada a data de validade dele.
Outro desses itens, é o pneu. Segundo ele, é preciso observar se estão carecas ou com rachaduras. “Isso é o básico. O primordial. Se é parado em uma blitz, é multado por isso”, explica.
Depois de revisado os itens de segurança, o condutor deve levar o veículo à uma oficina para verificar a parte elétrica, motor, freios, amortecedores, além do balanceamento e alinhamento.
Segundo ele, a revisão é um procedimento preventivo e deve ser feita a cada um ano ou 10 mil quilômetros rodados. A troca de óleo também é importante e precisa ser feita de seis em seis meses ou a cada 5 mil quilômetros.
Crianças
Os pais precisam ter muita atenção e cuidado com os passageiros mirins na hora de seguir viagem pela estrada. É indispensável o uso do equipamento adequado para transporte de crianças menores de sete anos e meio.
Até 1 ano de idade, os pais devem transportar a criança utilizando o bebê conforto também chamado de conversível. Esse equipamento é colocado no sentido contrário ao banco do motorista e preso com o cinto de segurança do veículo. O bebê, por sua vez, fica seguro pelo cinto do próprio aparelho.
As crianças com mais de um e menores de quatro anos, usam a cadeirinha, propriamente dita. Ela segue o mesmo funcionamento do bebê conforto com a diferença de ser voltada para frente do veículo.
Dos quatro anos de idade até os sete anos e meio, é utilizado o assento de elevação, que deixa a criança mais alta em relação ao banco, possibilitando que ela seja presa pelo cinto de segurança do próprio veículo. “Se parar na blitz, não pode continuar a viagem. O veículo fica retido até regularizar a situação”, salienta inspetora Carolina.
Outra dica é no planejamento da viagem. Observar pontos de apoio e paradas para pausas no trajeto, já que a criança tem necessidade de parar mais vezes do que o adulto ao longo do percurso.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas