Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,016

Vai cair no samba? Saiba como evitar lesões musculares no carnaval

Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Está chegando o carnaval e quem deseja aproveitar a folia sem surpresas desagradáveis, é bom ficar alerta e tomar alguns cuidados. Segundo o ortopedista e médico cooperado da Unimed Vitória, Bernardo Terra, alongamentos antes e depois da farra e descanso de pelo menos oito horas também são importantes.

“O principal cuidado para evitar lesões musculares é o aquecimento da musculatura, antes e depois das atividades, trabalhando o alongamento dos membros inferiores, coluna lombar e cervical, que são as partes do corpo mais exigidas pelo folião”, conta o médico.

O ortopedista chama também atenção para o uso dos calçados apropriados, que devem ser confortáveis, arejados e justos nos pés, nem muito apertado, nem muito folgado. Atenção especial ao uso de salto alto que, em alguns casos, pode causar lesões graves. Estiramento e contratura de membros inferiores são os danos mais comuns ao corpo durante a festa de carnaval.

“Para evitar lesões musculares é necessário ter um bom preparo físico para aguentar todos os dias de folia. Então, se você não se preparou muito, é melhor ficar nos passinhos mais básicos e não se empolgar na performance”, alerta. E, se abusou e ficou com dor, no final do dia, faça uma compressa de água quente, por um período de 20 minutos, no local afetado.

Veja as dicas para não se machucar:

1. Não se esqueça de alongar as partes do corpo mais usadas na folia;
2. Saiba escolher o calçado certo para a festa;
3. Descansar entre um dia e outro é essencial;
4. Fique atento às lesões mais comuns nesse período;
5. Saiba o jeito certo de aliviar a dor após o dia de folia.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas