Dólar Em baixa
5,243
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,243

Vacinação contra o sarampo está disponível em 18 US de Cariacica

Foto: PMV
Foto: PMV

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), de Cariacica, divulgou a oferta de vacinação contra sarampo em 18 bairros do município. A prefeitura alerta que a imunização é a medida mais efetiva de proteção contra a doença, uma vez que recentemente diversos estados brasileiros registraram surtos.

Para atualizar a caderneta de vacinação, os cidadãos devem procurar as unidades de Alto Lage, Bela Aurora, Bela Vista, Cariacica Sede, Itaquari, Jardim Botânico, Nova Rosa da Penha II, Operário, Oriente, Rio Marinho, Santa Bárbara, São Francisco, Santa Fé (das 7h30 às 12h), Itapemirim, Nova Canaã, Nova Brasília (das 7h30 às 12h), São Geraldo e Padre Gabriel. A imunização é oferecida no município diariamente, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30.

A Coordenação de Vigilância Epidemiológica explica que segue as recomendações da Secretaria de Estado da Saúde e do Ministério da Saúde para a intensificação da vacina tríplice viral, com a atualização da caderneta de vacinação. A cobertura vacinal de 2016 ficou em 91,35% na primeira dose e 77,47% na segunda. Já em 2017, a primeira aplicação teve alcance de 64,75% e a segunda dose foi aplicada em 58,66% da população. De janeiro a junho de 2018, a primeira dose teve cobertura de 71,73%.

Doses

De 1 a 29 anos: 2 doses da tríplice viral

De 30 a 49 anos: 1 dose da tríplice viral

Profissionais da saúde: 2 doses da tríplice viral independente da idade

Sarampo

Doença viral e altamente contagiosa, o sarampo é transmitido por via aérea, ao falar, tossir ou espirrar. Segundo o Guia de Vigilância à Saúde, do Ministério da Saúde, “é suspeito de sarampo todo paciente que apresenta febre e manchas avermelhadas pelo corpo, acompanhados de um ou mais dos seguintes sinais e sintomas: tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, independente da idade e da situação vacinal. Pode levar à internação e ao óbito, devido às complicações como pneumonia e encefalite, entre outras”.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas