Dólar Em baixa
5,128
23 de abril de 2024
terça-feira, 23 de abril de 2024

Vitória
27ºC

Dólar Em baixa
5,128

Vacina contra a febre amarela continua disponível em todas as unidades de saúde de Linhares

ampolas_febre_amarela-214768Devido à circulação do vírus da febre amarela na Região Sudeste, a Secretaria Municipal de Saúde mantém o alerta para que as pessoas que, por algum motivo, ainda não tenham recebido a dose de vacina procurem uma das 33 unidades de saúde do município, para a imunização contra a doença. Em 2017 Linhares não registrou nenhum óbito por febre amarela. As unidades funcionam das 7 às 17 horas. 

A febre amarela é transmitida por mosquitos a pessoas não vacinadas em áreas de mata. A vacinação é recomendada antes da viagem para estas áreas ou para quem habita essas localidades. A imunização é feita em pessoas entre nove meses até 60 anos de idade. Para aqueles que têm imunidade baixa, é necessário uma atenção maior e uma orientação médica antes da vacinação.  

Dois casos sintomáticos pós vacinação, são investigados e a Vigilância Epidemiológica da Prefeitura reforça a orientação sobre grupos de pessoas que não podem receber a dose. Entre as pessoas que possuem restrições à vacina estão mulheres grávidas e que estão amamentando, pessoas que são portadoras de HIV/AIDS, com câncer, acima de 60 anos, pessoas com alergia a ovo, com doenças do fígado, com hipertensão arterial sem controle adequado e com diabetes. 

Segundo a diretora da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Linhares, Jacklene Ramos, é preciso apenas uma dose da vacina e quem ainda não tiver imunizado, aproveitar para vacinar logo. “Principalmente se a pessoa for viajar nas férias para locais que têm histórico de circulação do vírus da febre amarela, como sul de Minas e o estado de São Paulo. Quem for para fazendas e cachoeiras também deve tomar cuidado”, reforça. 

Dose única
A partir de abril de 2017, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) passou a indicar dose única da vacina da febre amarela para áreas com recomendação de vacinação, como é o caso do Espírito Santo. Portanto, a dose de reforço não é mais indicada por considerar que a imunidade protetora desenvolve-se dentro de 30 dias para cerca de 99% das pessoas que recebem uma dose de vacina.

O vírus da febre amarela é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados (Aedes aegypti). A doença não é passada de pessoa para pessoa. A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença. 

Sintomas
Os sintomas iniciais da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. A maioria das pessoas melhora após esses sintomas. No entanto, cerca de 15% apresentam um breve período de horas a um dia sem sintomas e, então, desenvolvem uma forma mais grave da doença.

Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia (especialmente a partir do trato gastrointestinal) e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Cerca de 20% a 50% das pessoas que desenvolvem doença grave podem morrer.

Depois de identificar alguns desses sintomas, procure um médico na unidade de saúde mais próxima e informe sobre qualquer viagem para áreas de risco nos 15 dias anteriores ao início dos sintomas e se você observou mortandade de macacos perto dos lugares que você visitou. 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas