16619242_sus_cartao-163007A partir desta segunda-feira (22) os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Espirito Santo passam a acompanhar pela internet o agendamento de consultas e exames solicitados ao Estado. A nova ferramenta, batizada de “Portal SUS”, foi idealizada pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) e desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest).

O portal pode ser acessado pelo site www.portalsus.es.gov.br de forma fácil, por computadores, notebooks, tablets ou smartphones. Para fazer o login basta que o usuário tenha em mãos o número do seu Cartão Nacional de Saúde e informe as letras da imagem que aparecem na tela.

Ao entrar na página principal do portal, abrirá a aba “consultas e exames” mostrando a data de solicitação do município ao Estado, o número do Cartão do SUS e o histórico de atendimentos com o número da solicitação, indicação do procedimento, a unidade solicitante (origem), a data de entrada do pedido no sistema e a situação.

 As situações do paciente são:

Agendada: A sua solicitação está agendada. É necessário que você retire, com antecedência, o comprovante de agendamento na Unidade de Saúde de referência. Somente com este comprovante o atendimento será realizado.

Aguardando agendamento: A sua solicitação está registrada e aguarda disponibilidade para ser agendada.

Atendida: A sua solicitação consta como atendida no sistema.

Não comparecimento: A sua solicitação foi agendada e, por algum motivo, não foi registrada no sistema como atendida. Favor verificar junto à Unidade de Saúde mais perto de sua residência.

Cancelada: A sua solicitação foi cancelada. Favor verificar junto à Unidade de Saúde mais perto de sua residência.

Pendência: A sua solicitação apresenta alguma pendência e necessita ser ajustada. A orientação é ir até a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para solicitar a correção da pendência existente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *