Fernanda Almeida

Fernanda Almeida é casada, mãe de dois filhos, sommeliére inserida no mundo do vinho há 8 anos.

Pinot Gris ou Pinot Grigio: esses são nomes distintos de uma mesma uva que se diferenciam pela nacionalidade e estilo dos vinhos. Pinot Gris é usado na França, enquanto Pinot Grigio é na Itália.
Gris tem sua base forte na Alsácia, e apesar do seu reconhecimento mundialmente ter ocorrido principalmente em razão dos vinhos italianos, acredita- se que sua origem é mesmo francesa. E, provavelmente, de uma mutação genética natural da Pinot Noir.
Essa cepa tem a casca mais escura, em comparação com outras uvas brancas, daí o termo gris, que em francês significa cinza. Seu vinho é mais encorpado, mais frutado, mais acentuado em boca. Também trata-se de um bebida bem aromática.
Já a Pinot Grigio pode render brancos mais secos e cheios de personalidade, com boa acidez e corpo leve, com aromas delicados floral e cítrico. Atualmente essa uva é cultivada em quase todas regiões produtoras de vinho do mundo e a maior parte segue o estilo dos vinhos italianos. Entretanto, outras regiões como, Oregon, nos Estados Unidos, e parte da Nova Zelândia, seguem ao estilo francês (mais encorpados).
Os aromas típicos encontrados em vinhos à base dessa uva são de pêssego, damasco, limão, tangerina, pera e maçã verde, flores silvestres, mel, tomilho, orégano, erva-cidreira, além de toques minerais.
Na região da Alsácia, na França, também encontramos vinho doce produzido com essa cepa e, normalmente, são vinhos complexos, cremosos, encorpados. Chamado colheita tardia é o Pinot Gris late harvest, isso porque as uvas para produção desse vinho são colhidas de forma tardia, onde a concentração de açúcar é bem maior e ótimo para ser servido com a sobremesa.
Quando falamos de harmonização com os secos produzidos com essa cepa, descobrimos que é incrivelmente versátil, pode acompanhar peixes, camarões, frutos do mar e aves, carne de coelho, ensopados e queijos duros. Além de harmonizar muito bem com massas com molho à carbonara ou pesto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *