Dólar Em baixa
5,148
25 de abril de 2024
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,148

Última semana para conferir a exposição do acervo da Matias Brotas arte contemporânea

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com mais de 20 obras de arte, da pintura à escultura, fotografia, de nomes como José Bechara, Antonio Bokel, Mai-Britt Wolthers, Andrea Brown, Shirley Paes Leme, José Spaniol, Suzana Queiroga, Lara Felipe, Raphael Bianco, Matias Mesquita e Ana Paula Oliveira, a exposição do acervo da Matias Brotas é uma imersão no mundo da arte contemporânea. A mostra segue para visitação gratuita até sexta, 09 de fevereiro.

Além de poder visitar e circular pelas diferentes obras de arte, com o objetivo de levar novas experiências aos colecionadores e apreciadores da arte, diferente dos outros anos, nesta exposição, o visitante também pode vivenciar uma experiência única e agendar uma visita guiada, ou seja, com uma pessoa especializada falando sobre cada obra, a história e carreira de cada artista que compõe a mostra.

Uma das obras em destaque na exposição é a ‘Contenção em Bloco’ de Matias Mesquita, novo artista que passa a fazer parte do portfólio da Matias Brotas. É uma obra híbrida de caráter pictórica e escultural, onde a imagem funde-se a materialidade da peça, num aparente contraste que funciona como complemento simbólico. Imagens realistas de céus e nuvens são pintadas sobre placas de concreto de diferentes tamanhos e formas. A representação fiel de fotografias tomadas pelo artista do céu de Brasília, com sua característica luminosidade e arquitetura de nuvens, ao ser registrada em material tão alheio às tradições artísticas, mas tão presente à vida urbana, gera uma situação de estranheza e fria sedução. Esse instante efêmero, capturado e reproduzido pictoricamente, parece fixado, preso no concreto, como um lembrete de sua beleza frágil, de sua provisória memória e inexorável passagem do tempo.

Uma escultura de vidro e ninho metalizado, que compõe uma série de três trabalhos da artista mineira Ana Paula Oliveira também se destaca logo na entrada da exposição. Com o título ‘Ninho para se ter…’, a série traz trabalhos em vidro com corte a laser e ninho de pássaros metalizados encaixados ou pendurados. Dois processos opostos que se completam à geometria do corte e à manufatura do ninho. “Os dois dizem respeito à arquitetura, a linhas “perfeitas” do corte e o emaranhado “perfeito” do ninho. Dois contrários juntos iguais. Um segura o outro”, explica a artista.

Uma obra de Andrea Brown chamada ‘Sombra’ também compõe a exposição. É uma peça única em três ângulos feita a partir da sombra de uma cadeira usando elementos da cadeira. A obra “2 + 2 = 5”de Antonio Bokel, trazida especialmente para a galeria também chama atenção na mostra. A obra mostra a relação do homem com a natureza, “da falta de controle, da entrega, de quem não estamos no controle e sim a natureza”, explica Bokel.

Também faz parte da mostra a escultura “Descanso da sala’ de José Spaniol, uma cadeira gigante de madeira, que a galeria trouxe para Vitória para compor o ambiente Casa Galeria, das arquitetas Juliana Vervloet do Amaral e Roberta Toledo, na Casa Cor, e que de lá passa a fazer parte do acervo da Matias Brotas.

Além de quadros da série ‘Aquela Mata’, trabalhos do artista Raphael Bianco também compõem à mostra como a série ‘Jardim Suspenso’, que são parte de uma investigação da memória, uma busca por imagens que se revelam fluidas, fugidias, inesperadas e estranhamente familiares. Trabalhos esses que nascem sem esboço, através da aplicação de camadas de tinta acrílica sobre uma base em óxido de ferro, num fluxo que, a um só tempo, revela e oculta, embaralhando figuras, luzes, sombras, onde tudo é permeável e em constante transformação.

Os visitantes também podem conferir novos trabalhos da artista dinamarquesa Mai-Britt Wolthers, além de obras de Suzana Queiroga, Shirley Paes Leme, Lara Felipe e outros artistas.

A Mostra do acervo também expõe a 4ª edição do Clube do Colecionador da Matias Brotas. Com curadoria do crítico de arte Agnaldo Farias, o clube convidou quatro importantes artistas pelo caráter experimental e diversidade de suas pesquisas: Andrea Brown, José Bechara, José Spaniol e Raphael Bianco, que produziram quinze múltiplos inéditos. Qualquer pessoa pode fazer parte do clube e as cotas são limitadas a 15 membros nessa edição. Ainda dá tempo de participar. Mais informações sobre pelo site www.matiasbrotas.com.br/clubecolecionador .

Serviço: Exposição do Acervo Matias Brotas arte contemporânea

Até 09 de fevereiro de 2018

Local: Avenida Carlos Gomes de Sá, 130, Vitória. (subida da Maternidade Santa Úrsula). Tel: (27)3327-6966.
Horário de funcionamento – Terça a sexta – das 10h às 19h e sábado das 10h às 15h.
Entrada franca
Necessário agendado prévio em caso de visita guiada.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas