Dólar Em baixa
5,131
23 de abril de 2024
terça-feira, 23 de abril de 2024

Vitória
27ºC

Dólar Em baixa
5,131

Ufes inicia atividades em novo laboratório de São Mateus

laboratóriosO laboratório de análise de resíduos químicos do Centro Universitário Norte (Ceunes) da Universidade Federal do Espírito Santo, em São Mateus, já está em funcionamento. O laboratório vai subsidiar pesquisas científicas do Programa Agromais, relacionadas a qualidade de produtos agrícolas, como o café, a pimenta do reino, o coco e o mamão.

O laboratório que também será usado para a formação de estudantes em iniciação científica e para as pesquisas dos alunos do mestrado foi viabilizado com recursos de uma emenda ao Orçamento do Governo Federal no valor de R$ 300 mil apresentada pelo deputado Evair de Melo (PP-ES), vice-presidente da Comissão de Agricultura da Câmara.

De acordo com o professor Marcelo Barreto, coordenador do Programa Agromais do Ceunes, já começaram a fase de treinamentos e, agora, a equipe está se adaptando aos novos equipamentos.

Evair destacou que com o laboratório os pesquisadores capixabas não precisam mais enviar amostras de suas pesquisas para outros estados. “Com esse novo laboratório, vamos ter análises com resultados mais ágeis para que possamos otimizar o trabalho dos agricultores da região”.

Agromais

Segundo Marcelo Barreto, o Programa Agromais trabalha por uma agricultura sustentável, servindo como um controle de qualidade para a produção agrícola. Ele identificou que muitos produtores rurais da região só descobriam os problemas em suas produções quando elas chegavam ao supermercado para o consumidor.

“Em nossos laboratórios, avaliamos as boas práticas e técnicas como a do uso correto da água para irrigação, segurança e seguridade dos trabalhadores e produtores, gestão de propriedade e controle de doenças e pragas, por exemplo. Buscamos enxergar os pontos fortes e fracos para que possamos aperfeiçoar o trabalho dos agricultores e, assim, entregarem produtos cada vez melhores para o consumo”, afirmou o professor do Ceunes.

Defensor dos projetos de pesquisa voltados à agropecuária, o deputado Evair de Melo acredita que programas como o Agromais potencializam a força dos produtores rurais no estado. “O melhor caminho para que o nosso rural possa se tornar referência no país é através da pesquisa e o Programa Agromais tem sido destaque auxiliando os agricultores na adoção de boas práticas em suas produções”.
Além de realizar pesquisas e treinamentos, o Programa oferece eventos como o AgroMais 2018, que vai acontecer de 26 a 28 de julho. A feira traz em sua programação prévia a realização de exposições, workshops empresariais, palestras e concursos voltados às novas tecnologias e controle de qualidade no campo.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas