Dólar Em alta
5,146
24 de abril de 2024
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em alta
5,146

Turistas apoiam nome do governador Paulo Hartung à presidência

Foto: FB
Foto: FB

Tomado por turistas os balneários capixabas viraram locais de debates políticos. Mineiros, paulistas e brasilienses aproveitam o sol, o mar e as programações de verão nas cidades praieiras do Espírito Santo em meio a conversas. Um grupo de pessoas de Belo Horizonte, que curtem o verão nas praias de Guarapari, puxaram o tom da conversa: eleições 2018.

De acordo com o aposentado Marco Tulio Porto, a bagunça do Brasil – como ele classificou – lança luz sobre gestões de sucesso. E, dentre elas, a do governador Paulo Hartung (MDB). “Venho passar esta temporada de verão no Espírito Santo há décadas. Antes vinha com a família só para Guarapari, mas passamos a percorrer o estado. Não só os capixabas elogiam o governador, mas nós temos que reconhecer que ele é um excelente nome para governar o Brasil. Se o Hartung concorrer, tem o voto de minha família”, disse o aposentado.

Diretamente de Bauru, Elson Teixeira, concorda com o mineiro. “Não é à toa que o nome do governador capixaba tem se destacado no país. Como não confio que a política seja assim, tenho minhas desconfianças de que isso seja parte de jogo político. Porém, no Espírito Santo as contas estão em dia, enquanto no resto do Brasil há grandes cidades e estados, como do Rio de Janeiro, em que nem o 13º está pago. Se ele faz, já me agrada”, disse mais cético.

Em entrevista recente à uma rádio nacional, o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha (MDB-RS), lançou Paulo Hartung na lista de possíveis presidenciáveis da base governista. Antes cotado apenas para o posto de vice, o emedebista foi alçado à condição de cabeça de chapa pelo ministro.

Nome forte dentro do MDB capixaba disse que as articulações em torno disso aumentam a cada dia. Ele confirma o que o disse o deputado federal Lelo Coimbra (MDB-ES), presidente da sigla no Estado e líder da maioria na Câmara Federal, ao anunciar que o partido já trata dessa possibilidade há meses.

Segundo Padilha, Hartung figura numa lista de outros políticos de destaque dos partidos da base aliada que teriam como missão defender o governo Temer em 2018. Os outros nomes citados pelo chefe da Casa Civil são do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (PSD), e o do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Hartung surgiria como alternativa por ser um dos principais nomes que o MDB tem a apresentar – é governador em terceiro mandato e com caminho aberto para reeleição -, por estar num trabalho de se tornar conhecido nacionalmente e pelo ajuste nas contas do Espírito Santo com um discurso de austeridade fiscal afinado com o do Palácio do Planalto.

A candidatura, contudo, é vista com restrições nos outros partidos da base. O governador tem pouco relacionamento com os outros partidos do governo Temer, é conhecido apenas em seu próprio Estado, o 15º em população no país (quatro milhões de habitantes).

Em sua passagem pelo Espírito Santo, em agosto de 2017, o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), disse que caso seja o nome do partido à presidência, gostaria de ter Hartung como vice. Outra composição ventilada no meio política incluía o nome de Joaquim Barbosa ao de PH.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas