Dólar Em baixa
5,233
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em baixa
5,233

Três municípios do ES tem o câncer como principal causa de óbitos

Rio Bananal, Marilândia e Governador Lindenberg, tem o câncer como principal causa de morte, em relação a outras mortes no estado. Segundo a pesquisa, mais de 20% das mortes tem a doença como causa.

O resultado foi apontado na tarde desta segunda- feira (16) pela pelo Observatório de Oncologia do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC) no Fórum Big Data em Oncologia. Os números foram alcançados através de um levantamento que mostra os municípios brasileiros onde as neoplasias já são a principal razão de óbito. A pesquisa destaca também a importância da atenção às políticas públicas voltadas a essa área.

Assim como o resto do país, a maioria das mortes é de homens, no Espírito Santo, representam 69% dos óbitos. Confira os números do Estado.

MUNICÍPIO

MORTES POR CÂNCERMORTES TOTAIS% DE MORTES POR CANCER
Rio Bananal228227%
Marilândia177922%
Governador Lindenberg1662

26%

As regiões com maior número de mortes da doença que já considerada crônica, são o Sul e o Suldeste. Na região que inclui os municípios de Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo 47% das mortes são de câncer.

O Rio Grande do Sul é o Estado com o maior número de municípios (140) onde o câncer é a primeira causa de morte. Um dos fatores que pode explicar a alta incidência de câncer na região são as características genéticas da população, que pode apresentar maior predisposição para desenvolver o câncer de pele (melanoma), por exemplo.

Segundo a pesquisa, no futuro é possível que aumente para mais de 600 mil casos de câncer por ano no Brasil. Destacando a importância do investimento na saúde Oncológica, já que mais de 904 mil pessoas estão na fila dos SUS para fazer cirurgia no Brasil.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas