Dólar Em baixa
5,192
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em baixa
5,192

Tombamento de Sítio Histórico de Santa Teresa divide opiniões de moradores

Tombamento de Sítio Histórico de Santa Teresa divide opiniões de moradores

Tombamento de Sítio Histórico de Santa Teresa divide opiniões de moradoresA Câmara Municipal de Santa Teresa está avaliando junto com a população a importância do tombamento do Sítio Histórico do município. Entretanto, a medida não agradou comerciantes da região.

A audiência pública sobre o caso acontece nesta quinta-feira (29). O evento contará com a participação do técnico em patrimônio da secretaria de Estado da Cultura (Secult) Rodrigo Zotelli Queiroz, e de representantes da região.

Os comerciantes da região protocolaram um abaixo-assinado com cerca de 500 assinaturas contrárias ao processo, visto que qualquer modificação nos imóveis deverá passar, com a mudança, pela avaliação estatal.

O representante da Associação de Moradores do centro de Santa Teresa, Sandro Pazolini, é a favor da medida e acredita que o tombamento não será negado. “Isso não deveria ser um assunto polêmico, afinal, o tombamento do patrimônio histórico do município só tem a beneficiar uma das cidades que foi a primeira  a receber imigrantes”, afirmou.

O processo de tombamento, iniciado em 2013 pela professora Laurany Márcia Matiello Redins, moradora da cidade, incluía 32 imóveis isolados em área urbana e rural.

Em 2015, uma comissão técnica composta por historiadores, arqueólogos, e representantes da Secult e do Conselho Estadual de Cultura (CEC), foi criada para analisar a proposta.

Em março deste ano, o CEC aprovou o tombamento provisório. No começo de julho, uma  reunião pública na Câmara Municipal aconteceu para esclarecer melhor como funciona o processo.

Segundo a arquiteta da Secult e doutora em Patrimônio, Eliane Lordello, o tombamento é um mérito e reconhecimento. “Isso garante a identidade e a força do local, além de ser algo eminentemente afetivo”, disse.

O tombamento é um ato administrativo que objetiva preservar – com aplicação da lei – bens de valor histórico, cultural, arquitetônico e ambiental para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.

Por meio de nota, os membros do Comitê dos Italianos no Exterior – Rio de Janeiro/Espírito Santo (Com.it.ES,) manifestou apoio ao tombamento do sítio histórico da sede de Santa Teresa, que é a primeira cidade fundada por italianos no Brasil. “Destacamos a importância do tombamento, fruto da luta de moradores do município por muitas décadas. Precisamos preservar esse importantíssimo patrimônio arquitetônico da cultura de imigração italiana no Estado, impedindo assim a sua descaracterização, ou mesmo a demolição de imóveis centenários”.

O Comitê solicita ao município alternativas de apoio aos moradores. “Solicitamos a ofertada, pelos órgãos competentes, de alternativas de apoio aos moradores e comerciantes que serão diretamente contemplados pelo tombamento, para que
os mesmos possam continuar com suas atividades e ao mesmo tempo possam contribuir para a preservação desse importante sítio histórico”.

Também em nota, a Prefeitura de Santa Teresa esclareceu que a audiência pública é convocada pelo Legislativo, e não pelo município. “A prefeitura não vai se manifestar sobre esse assunto”, informou.

 

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas