Foto: Pedro Amâncio
Foto: Pedro Amâncio

Ser jogador ou treinador geralmente é um sonho comum para muitos meninos, mas hoje destacamos a história da primeira técnica de um time de basquete masculino no Espírito Santo. Fernanda Dutra Lima, de 24 anos, encara com determinação e garra a preparação do time para a Copa ES de Basquete.

Desde o começo deste ano Fernanda começou a treinar o time de basquete Instituto Ações Recreativas e Esportivas (ARES) para a copa ES que começa no dia 24 de março. São 20 homens liderados pela mulher que traz o amor ao esporte, muita garra e conhecimento para ajudar no desafio deste ano. Ela provou sua capacidade começando o ano com o pé direito, conquistando a vitória no Torneio Pré-Copa ES de Basquete.

Aos 11 anos, Fernanda começou a tomar medicamentos para alergia e foi recomendado pelo médico que realizasse alguma atividade física regularmente. A adolescente tentou vários esportes, até que foi convidada por uma vizinha para um treino basquete, mesmo acreditando ser uma atividade bruta demais, resolveu conhecer. Segundo ela, foi amor à primeira vista, e dai por diante, ela nunca mais faltou aos treinos.

Em 2011, a jovem iniciou o curso de Educação Física e conheceu, por meio do professor Aldo Júnior, um projeto chamado ‘Escola de Treinadores’ onde permaneceu pelos quatro anos de graduação. Nessa vivência, Fernanda conseguiu captar com mais facilidade a teoria aplicada em sala de aula. Além de ter a oportunidade de vivenciar os dois lados, atleta e treinadora, podendo compreender e ter um olhar diferenciado em diversas situações.

Agora, treinadora encara o desafio de preparar o time do município de Domingos Martins. Os treinos estão sendo intensos, apesar de o primeiro jogo do Instituto ARES ser apenas no dia 15 de abril. “Minha maior dificuldade durante os treinos é controlar as diversas opiniões e sugestões. Se tratando de um de time adulto em que têm muitos craques, nós trocando muitas figurinhas. Porém a palavra final é sempre a minha, com isso tenho que analisar todos os fatos para escolher a melhor estratégia”, conta à treinadora que acredita que o time tem grandes chances de ser campeão.

O time

O Instituto ARES foi criado em 2015, com o objetivo de atender crianças dos municípios de Marechal Floriano e Domingos Martins que, tenham interesse em jogar basquete. Hoje, o projeto social tem o espaço voltado para as crianças que estão iniciando e também o de alto rendimento para as que se destacam e querem disputar torneios.

Atualmente, o time adulto de basquete é um grupo a parte do projeto, mas que, futuramente será constituído de crianças que foram formadas pela ARES e assim também participarem dos campeonatos. Segundo a associação, estão sendo iniciados os times adultos masculinos de vôlei e também o de futsal que já irá disputar o campeonato estadual neste ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *