Dólar Em baixa
5,204
20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,204

Terceira Ponte suspenderá cobrança de pedágio no sentido Vitória-VV a partir de domingo (17)

O trânsito ficou parado até a subida da 3ª Ponte

A partir da 0 hora de domingo (17) os usuários da Terceira Ponte não terão mais que pagar pedágio sentido Vitória-Vila Velha. A decisão foi anunciada pela Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP) na tarde desta quinta-feira (14). A medida valerá como teste por 30 dias.

A Agência determinou que a concessionária que administra a via que liga as cidades de Vitória e Vila Velha implante cobrança unidirecional de pedágio no sentido norte, ou seja, VV-Vitória. Esse tipo de cobrança já é praticado em grandes cidades do país, como Rio de janeiro, na Ponte Rio-Niterói.

A escolha do sentido para o cancelamento da tarifa foi feita pelo grande fluxo. Um número expressivo de pessoas atravessa para a capital no início do dia e mais uma grande quantidade segue no horário de almoço. No fim do dia todos retornam para Vila Velha, causando um bloqueio intenso nas vias que alimentam a ponte.

A cobrança no pedágio, no entanto, não fará muita diferença no orçamento de quem acessa a via todos os dias nos dois sentidos. As novas tarifas duplicam conforme o valor anterior, portanto o menor valor será de R$1,00 para motocicletas motonetas e bicicletas a motor e o maior R$12,00 para caminhões com reboque e caminhão trator com semi-reboque.

A mudança foi decidida a partir de estudos realizados pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop). Segundo o levantamento, no período de engarrafamento – entre 16H30 e 19H30 – a não cobrança reduz em até 10% o tamanho das filas de veículos em torno da Terceira Ponte, na capital. A liberação das catracas promete reduzir o mesmo percentual no tempo de viagens.

“Os dados são um prognóstico baseados em estudos científicos, não foi feito evidentemente sem base científica, e agora a gente durante 30 dias vai monitorar e perceber se de fato esse prognóstico vai se confirmar ou não, ou seja, se essa melhoria na vida das pessoas vai acontecer ou não”, destaca o diretor presidente da Arsp Julio Castiglioni.

Segundo a Arsp, entre 17H15 e 18H15 passam pela via, sentido Vila Velha, cerca de 3,5 mil veículos. Segundo a agência, durante o mês de teste, a ponte será monitorada viabilizando novos ajustes. Desses veículos 60% passam pela via expressa, comprovando a possibilidade de melhoria na locomoção no local.

Lucieni Becacici subsecretária da Setop relata que o investimento é principalmente na operação do transito nas vias de acesso. “Essa decisão se pautou em dois objetivos, a retirada da cancela de pagamentos que é um motivo de retardamento dos fluxos e o fato de eu parar para pagar a tarifa e depois ter que voltar a acelerar para subir a rampa da ponte, que é de 5,5%, isso também gera uma redução de velocidade operacional e gera uma lentidão”, relata a subsecretária.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas