Dólar Em baixa
5,148
25 de abril de 2024
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,148

Terceira idade: idosos conectados

idososO brasileiro está cada dia mais conectado à internet. Isso é verificado a partir de dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que em 2018, apontam que 116 milhões de brasileiros estão conectados à internet, o equivalente a 64,7% da população.

O que mais chama a atenção é a idade do público interessado no assunto: os idosos. Somente nos últimos oito anos, pessoas com mais de 60 anos conectadas aumentou 940%, uma somatória de 5,2 milhões de pessoas no ano de 2016.

Outro indicativo mostra que os idosos utilizam a internet para pagar contas, acesso à informação, fazer compras online e acessar redes sociais. Essa última é usada para manter os contatos ativos e compartilhar novas experiências no ambiente virtual.

Segundo o consultor em educação corporativa e diretor CEO da Four X – empresa capixaba especializada no ensino EAD –, Flávio dos Anjos, quanto mais conectado um idoso está, mais ele carrega consigo o sentimento de pertencimento na sociedade. Além disso, os benefícios da interação com a tecnologia são muitos. “A realidade de hoje é que a nossa rotina está rodeada de tecnologia, então é ótimo que um idoso tenha acesso a ela, já que faz com que ele fique mais ativo e se sinta parte integrante da sociedade”.

Acessar dispositivos digitais estimula o cérebro e traz benefícios, como ganhos cognitivos, estimulação motora, percepção visual, atenção, processamento de informações, além de ajudar com a memória. Flávio dos Anjos cita como exemplo os smartphones, que substituíram o telefone fixo. Há 10 anos, aproximadamente 16,8% de idosos utilizavam o celular. Em 2016 esse número pulou para 55,6%.

“O celular trouxe mais autonomia e flexibilidade para as pessoas da terceira idade. Muitos deles não gostam de ter que pedir ajuda para realizar tarefas do dia a dia como ir ao banco, por exemplo. Agora, as transações podem ser realizadas pelo smartphone em poucos cliques”.

Vale lembrar, ainda, que os aplicativos de mensagem instantânea também se destacaram como grande vantagem para esse público. Muitos possuem dificuldades de locomoção e agora podem estar mais próximos da família ao trocar uma mensagem, um áudio, fotos e até vídeos, gravados ou ao vivo. “A tecnologia funciona como uma excelente ferramenta de interação social”, finaliza Flávio dos Anjos.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas