Dólar Em baixa
5,204
20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,204

Tempo frio aumenta a preocupação dos pais com as crianças

bronquiolite-farmacias-unipreco Falta de ar, tosse seca, cansaço, respiração com chiado no peito, diminuição do apetite e choro frequente, tudo isso pode ser sinais de bronquiolite. A doença, que afeta as pequenas vias respiratórias, é causada por um vírus que se aloja nos objetos e não no ar e afeta principalmente crianças nos primeiros seis meses de vida.

De acordo com a pediatra Heloiza Barros Brum, a doença é a inflamação dos bronquíolos, pequenas ramificações dos brônquios, através das quais o ar chega aos alvéolos pulmonares, local onde se dão as trocas gasosas da respiração. Ela conta que é mais frequente durante as épocas mais frias.

Ela alerta aos pais para ficarem mais atentos aos sinais da doença, que no início podem ser comparados a um resfriado, tosse, febre, diminuição do apetite. “É importante que sempre que o seu bebê apresentar esses sintomas, mesmo que leve, deve procurar o pediatra”, afirma.

O tratamento é simples, feito por meio de inalação, mas os pais devem se preocupar com a hidratação e o repouso da criança.

inalacao-bebeComo evitar a doença

  • As mães notam que o peito do seu filho chia e que ele está cansado e ofegante. Esses sintomas diferenciam a bronquiolite do resfriado.
  • Higienizar as mãos sempre que for cuidar da criança;
  • Manter os ambientes ventilados, principalmente quando houver muitas pessoas nele;
  • Os locais onde as crianças brincam ou dormem devem estar livres de poeira e mofo;
  • Use o umidificador moderadamente, apenas entre 12h e 17h. Durante a noite a umidade do ar normalmente atinge níveis satisfatórios. O aparelho contribui para a proliferação de fungos.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas