Dólar Em alta
5,154
24 de abril de 2024
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em alta
5,154

Tempo de férias: hora redobrar os cuidados com as crianças para evitar acidentes

colônia-de-férias1-300x200O tempo de descanso para a criançada, a tão desejada e esperada férias escolares, pode também se transformar em muita dor de cabeça se os pais, principalmente de crianças pequenas, não se cercarem de cuidados “extras”. Fundamental é, portanto, para evitar idas ao pronto-socorro, adotar uma conduta de prevenção que servirá não só para o período de férias, mas valerá o ano todo.

A criança passa mais tempo em casa e, na ânsia por encontrar o que fazer, pode se expor a situações de risco. As estatísticas revelam onde “mora o perigo”. A cozinha é a parte da casa que oferece maior risco e pode vir a ser palco de queimaduras, intoxicações e quedas, pela presença de objetos como fogão, botijão de gás, facas, entre outros. Outro ponto de problema dentro de casa é o local onde se armazenam medicamentos. O acesso a eles a aos demais produtos químicos podem causar intoxicação e queimaduras. Já tanques e vasos sanitários sem a devida fixação no chão podem provocar quedas, fraturas e ferimentos graves.

“É preciso redobrar a atenção para evitar acidentes. Também são mais frequentes no período de férias ocorrências de cortes provocados por batidas em pontas de mesas; e aspiração ou ingestão de corpo estranho, a exemplo de brinquedos e pequenos objetos”, afirma  a coordenadora da Pediatria do Hospital Unimed Vitória, Marcia Bellote.

Confira mais algumas dicas para garantir a segurança de seu filho dentro e fora de casa:

Exposição solar: A criança deve evitar o sol entre 10h e 16h, e sempre usar protetor, que precisa ser passado meia hora antes da exposição solar. Repita o procedimento a cada duas horas. E não esqueça: dias nublados também merecem proteção. Chapéus e bonés devem fazer parte do kit.

Picadas de insetos: São muito comuns no verão. Bons recursos para evitá-los na sua casa são repelentes elétricos e aqueles específicos para passar na pele da criança. Só verifique antes com o pediatra se o seu filho pode usar.

Hidratação: Não espere seu filho pedir líquidos. Ofereça regularmente sucos, chás, água de coco. A diarréia também merece atenção, porque pode desidratar rapidamente a criança: para evitá-la, lave as mãos depois de usar o banheiro e antes de preparar alimentos. Frutas, legumes e verduras devem ser lavados com água filtrada. Atenção ainda com a roupa que elas usam: o ideal são as de algodão. Escolha peças mais leves.

Alimentação: Com o calor, as comidas estragam rapidamente. As crianças devem evitar frituras, gorduras e consumir mais legumes, grelhados e frutas, em especial aquelas hidratantes, como melancia, melão, pêra, maçã. Vômito, diarréia e apatia são características de intoxicação alimentar.

Acidentes: Nunca deixe a criança sozinha perto de piscinas ou do mar e não se esqueça das boias. Outros acidentes mais comuns no verão são com bicicleta e patins. O kit com capacete, joelheira e cotoveleira deve sempre fazer parte da brincadeira.

Animais: Ensine o seu filho a respeitar os animais. Durante as férias, crescem as emergências por mordidas de gatos e cachorros. Mantenha os bichinhos vacinados.

Computador: Coloque limites no uso do computador e do videogame. Leituras, jogos de tabuleiro e atividades ao ar livre precisam fazer parte da rotina das férias.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas