Dólar Em alta
5,243
18 de abril de 2024
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,243

Temer inaugura novo Aeroporto de Vitória e não comenta prisão de amigos pela Polícia Federal

06

Mesmo com agenda em Vitória justamente para inauguração do novo aeroporto da Capital, o presidente Michel Temer desembarcou na antiga pista do terminal Eurico de Aguiar Salles, nesta quinta-feira (29). O avião presidencial pousou às 11h05. A medida foi uma decisão operacional da Força Aérea Brasileira, que na última quarta-feira (28) realizou testes de pouso no local.

Leia também: Novo Aeroporto de Vitória será aberto ao público nesta sexta

Em seu discurso Temer destacou a realização de obras pelo governo federal no Estado e no país, além de destacar medidas econômicas, como a redução da taxa de juros. “Quando assumimos o governo, percebemos quantas obras no país estavam paradas. Retomamos a maioria, entre elas a do Aeroporto de Vitória. Parabenizo a bancada do Espírito Santo pelo empenho em encerrar essa obra. Viva o Espírito Santo! Viva o Brasil”.

Enquanto discursava, estudantes contrários ao governo Temer, realizavam protesto no primeiro pavimento do aeroporto.

A visita de Temer ao Espírito Santo ocorre no mesmo dia em que amigos do presidente foram presos pela Polícia Federal. A expectativa era de que ele comentasse algo a respeito da Operação Skala. No entanto, o presidente não concedeu coletiva à imprensa, e deixou o local da cerimônia logo após o discurso.

Foram presos pela PF, José Yunes, um dos donos da empresa Rodrimar e amigo do presidente Michel Temer, além do empresário Antonio Celso Greco, dono da empresa Rodrimar, que opera no porto de Santos; o ex-ministro da Agricultura e ex-deputado federal Wagner Rossi; Milton Ortolan, auxiliar de Rossi; o ex-coronel da Polícia Militar de São Paulo João Baptista Lima Filho, outro amigo do presidente Michel Temer; e Celina Torrealba, uma das donas do grupo Libra.

A operação foi autorizada pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Hartung não comparece à cerimônia

Em evento marcado pela presença de diferentes autoridades nacionais e estaduais, a ausência do governador Paulo Hartung chamou a atenção. Ele, que pertence ao mesmo partido do presidente, o MDB, foi presentado pelo vice-governador Cesar Colnago (PSDB)

“Desde o início da redemocratização, essa é a maior obras que o Estado recebe. Isso aqui nos coloca no mapa do Brasil”, disse Colnago.

A assessoria de imprensa de Hartung informou apenas que a ausência de Hartung deverá ser justificada até o final do dia.

Saiba mais: Ônibus, táxis e mudanças na Simão Nader: veja como fica o trânsito com novo Aeroporto de Vitória

Os ministros do Planejamento Dyogo Oliveira, e o ministro dos Transportes, do ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, também marcaram presença no evento, além dos deputados Carlos Manato, Marcus Vicente e Lelo Coimbra, e a senadora Rose de Freitas.

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, foi o primeiro a discursar a destacou o aumento do potencial logístico do Estado. “Esse aeroporto será uma alavanca extraordinária para o desenvolvimento do nosso turismo. Por aqui, entrarão riquezas, movimentaremos cargas para todo o Brasil e exterior, com muito mais segurança”.

Já a senadora Rose de Freitas, durante pronunciamento, aproveitou para entregar um terço ao presidente, que afirmou ter pertencido à mãe dela. Com o objeto, ela criticou a descrença da população quanto à conclusão das obras, que se arrastaram por 15 anos. “Para mim o crente e o descrente são iguais: o crente nos incentiva a conseguir, e o descrente não desafia a conseguir. Essa obra, que era considerada impossível, é fruto da fé no trabalho”.

Veja algumas mudanças no Aeroporto de Vitória:

Apresentações culturais

Assim que chegou, o presidente Michel Temer ganhou uma panela de barro das paneleiras de Goiabeiras.

A solenidade também contou com a apresentação de dançarinos do Grupo Folclórico Bergfreunde de Campinho, de Domingos Martins. Natália Hernst, coordenadora de danças, lembrou ainda do triste acidente, em setembro de 2017, na BR-101, que causou a morte de 11 membros do grupo. “Sempre será uma homenagem a eles. E nós ganhamos muitas adesões de pessoas que querem nos ajudar após o acidente. De 19 integrantes, passamos a 37”, contou.

(Fotos: Pedro Cunha)

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas