por Paulo Cesar Dutra

Noticiou-se no último sábado, dia 10, que o presidente da República, Michel Temer (MDB) teria ido à casa da presidente do Supremo Tribunal Federal – STF, ministra Cármen Lúcia. Diz-se que a pauta era “segurança pública”. E a pergunta é: o que a presidente do STF tem a ver com esse tema? E mais, o que é tão urgente que deve ser tratado em casa, num sábado?

O presidente é investigado em dois casos que estão no Supremo, afora duas denúncias que aguardam o fim do mandato, e a presidente da Corte deveria ter a noção mínima de dar ares institucionais a um encontro desse tipo. Recebendo o presidente à socapa, à sorrelfa, às esconsas, Cármen Lúcia vai se diminuindo a não mais poder.

Triste fim de mandato para quem chegou deitando regras de moralidade. Como se vê agora, era jogo de cena, e ela, de fato, não estava preparada para tão nobre mister. Uma pena, para não dizer, uma vergonha.

Sem IPVA, sem documento
Carro sem IPVA não pode ser retido pelo Detran. Assim entendeu o juiz de Direito Sérgio Roberto Emílio Louzada, titular da 2ª vara da Fazenda Pública do Rio de Janeiro, ao deferir liminar que proíbe o Detran de apreender e reter ilegalmente veículos por falta de pagamento do IPVA. Para o magistrado, deve-se buscar no Judiciário a tutela específica, por meio de execução fiscal, para impor tais restrições.

Festa do interior
O governo federal prepara um presentão da Páscoa para os usineiros: o aumento de 27 para 40% de álcool na gasolina. Vai ser uma festa no interior de São Paulo, porque as usinas daqui do Estado estão fechadas.

Big
A Paper Excellence, que pertence aos mesmos donos da Asia Pulp and Paper – APP, apresentou uma proposta de compra da Fibria no fim de semana. Negócio é negócio!

Que maravilha!
Os funcionários dos Correios que estavam fingindo que trabalhavam, entraram em greve.

Mineroduto da Samarco se rompe
Uma tubulação de mineroduto no municípiode Santo Antônio do Grama, na Região da Zona da Mata, no Estado de Minas Gerais se rompeu e despejou minério no manancial que abastece o município e também o leito do Ribeirão Santo Antônio.  A informação foi confirmada na manhã desta segunda-feira, dia 12, pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad).

A captação de água será interrompida pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). A empresa ainda não indicou alternativa de captação. A direção da empresa Anglo American Minério de Ferro S.A, responsável pelos dutos que levam minério para os postos, informou que, por volta das 7h40, houve o rompimento da tubulação. Equipes da Copasa e do Núcleo de Emergência Ambiental (NEA) da Semad já estão a caminho do local para averiguar a situação e determinar medidas ambientais cabíveis.

Patrono José Armando
Será no dia 26 deste mês a aula inaugural da quarta turma de estudantes do Instituto Pontes localizado no Centro Empresarial, Avenida Fernando Ferrari, número 1080, no bairro Mata da Praia, Vitória. O homenageado que dará nome a esta nova turma é o engenheiro José Armando de Figueiredo Campos, Presidente dos Conselhos de Administração da ArcelorMittal Brasil S.A e da Biancogrês. A quarta turma tem 27 alunos, todos oriundos de escolas públicas. O Instituto já soma 85 estudantes. Mais de 60% estão estudando nas 10 escolas do Estado com melhores resultados no Enem e são bolsistas em curso de Inglês. Todos esses talentosos alunos recebem educação de qualidade financiada por parceiros solidários.

Alerta de PH ao secretariado
O governador Paulo Hartung reuniu membros do Secretariado e Dirigentes de Órgãos Públicos Estaduais na manhã desta segunda-feira (12) para alinhar com a equipe condutas vedadas em ano eleitoral. Durante a reunião, foram apresentadas as normas éticas e legais que devem nortear a atuação dos agentes públicos estaduais no ano das eleições gerais de 2018. O encontro foi realizado no gabinete do governador, no Palácio Anchieta, em Vitória.

Meirelles e Maia usam jatos da FAB
Pré-candidatos ao Palácio do Planalto, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (PSD), têm usado aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para viajar pelo País e participar de compromissos muitas vezes estranhos aos cargos que ocupam. Em comum, ambos patinam nas pesquisas de intenção de voto – aparecem com 1% na maioria dos cenários – e são desconhecidos por boa parte do eleitorado.

Primeira  identidade
O pilotis da Assembleia Legislativa do Espírito Santo – ALES – ficou cheio na última sexta-feira (9). Um total de 540 pessoas (entre elas a minha neta Letícia Dutra Serpa, de 9 anos, que tirou sua primeira identidade cidadã) foi atendido pelo mutirão para emissão de carteiras de identidade, realizado em parceria com a Polícia Civil, das 9 horas às 16h30. O documento não teve custos para quem tirava a primeira via.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *