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Tecnologia permite saber condições reais das estradas do ES

Lívia Meneghel – redaçã[email protected]

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Espírito Santo está desenvolvendo desde dezembro do ano passado, a implantação de um novo sistema de tecnologia, gratuito, a partir da empresa Softplan/Poligraph. O Sider é uma solução específica para atender às demandas de informatização de órgãos de infra-estrutura, proporcionando automatização dos procedimentos administrativos, maior integração das rotinas de trabalho e agilidade no trâmite das informações.

Pela internet, sobre o mapa rodoviário, o público e usuário que estiver acessando o site pode visualizar uma origem-destino para qual vai trafegar, que o sistema indica o menor caminho, destacando as condições de trafegabilidade dos trechos a serem percorridos.

A implantação do sistema permitirá o aumento da produtividade, organização de informações na gestão e oferecerá transparência no relacionamento com a população e demais órgãos. O resultado são informações confiáveis e consolidadas, acessadas com facilidade e segurança em um ambiente 100% web, o que otimiza o processo de gestão e apoio à tomada de decisão.

Com a solução, os órgãos rodoviários podem gerir contratos de licitação, planejar o orçamento, administrar levantamentos executados em pavimentos e tráfego, entre outros recursos. Segundo o executivo de relacionamento da Unidade de Gestão Pública da Softplan, Rafael Scala, o diferencial do produto é fornecer um software adaptado à realidade das demandas específicas nas DERs. “O diferencial reside no mercado, pois o know-how e histórico da Softplan/Poligraph, há mais de 20 anos atendendo DER´s, é que torna a solução SIDER uma alternativa diferenciada. Por conhecer a fundo como funciona esses órgãos, a Poligraph consegue prestar atendimento diferenciado”.

Da mesma forma que o cidadão, as empresas terão acesso às informações organizadas e atualizadas providas pelo SIDER, através dos 22 módulos e funcionalidades que serão instalados via sistema web. A implantação do software será na internet e visa aumentar a produtividade e a organização do órgão para possibilitar maior transparência e facilidade de acesso para a comunidade.

A empresa de tecnologia Softplan/Poligraph, especializada no desenvolvimento de softwares de gestão com atuação em todo o Brasil e exterior, assinou novos contratos para implantar e modernizar os sistemas de gestão de infra-estrutura de transporte e obras no Departamentos de Estrada e Rodagem (DER) do Espírito Santo. O SIDER, que promove soluções integradas para DERs/DNRs, é uma ferramenta que permite o aumento de produtividade e organização das informações dos órgãos rodoviários, possibilitando maior transparência e facilidade de acesso para a comunidade através de serviços online.

No Espírito Santo, onde a empresa é cliente desde 2005, um novo contrato foi assinado para atender à necessidade de manutenção e atualização tecnológica dos sistemas já existentes e de informatização de outras áreas do Departamento de Estradas de Rodagem, através da aquisição de outros sistemas abrangidos pelo SIDER. O contrato terá vigência de dois anos.

Funcionalidades

Módulo Estatísticas de Acidentes de Trânsito (ACT) – O recurso permite identificar quais pontos de rodovias no Estado têm mais acidentes e qual a recorrência deles. Com base nos dados coletados no atendimento às ocorrências, permite gerar estatísticas, realizar o estudo da sua distribuição espacial nos trechos e identificar pontos críticos de acidentes, os quais demandam ações prioritárias voltadas à redução da incidência das ocorrências. Módulo de Gestão de trafegabilidade (CTR) – A partir do cadastro de ocorrências detectadas durante o monitoramento das rodovias, o CTR permite a análise e a definição das ações e dos responsáveis pelas providências a serem executadas para restabelecer o tráfego normal. Pela internet, sobre o mapa rodoviário, o público e usuário que estiver acessando o site pode visualizar uma origem-destino para qual vai trafegar, que o sistema indica o menor caminho, destacando as condições de trafegabilidade dos trechos a serem percorridos – a partir das ocorrências que são cadastradas no portal, como queda de barreiras e acidentes de trânsito.

Filipe Lima
Filipe Limahttp://www.everestwork.com.br
Filipe Lima é empreendedor e fascinado pelas ideias e soluções inovadoras. Vasta experiência em projetos e estratégias de gestão de produtos para ambientes TI. Atualmente é Diretor Executivo da EverestWork. Possui especialização em Pós-Graduacão Lato Sensu em Gestão de Projetos e Graduação em Sistema de Informação.

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