Dólar Em baixa
5,148
25 de abril de 2024
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,148

Tecnologia avançada ajuda no tratamento do câncer infantil

Redação Multimídia ESHOJE

A revolução tecnológica pode ser um sopro de esperança em meio a triste notícia de um câncer. A doença pode ser diagnosticada precocemente e logo ser tratada com possíveis resultados. No Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, para todas as regiões.
De acordo com o Instituto Nacional do Cancer (Inca), a estimativa é que sejam 12.600 novos casos em 2016, sendo quase metade (6.050) somente na região Sudeste.
O câncer infantil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias, os do sistema nervoso central e linfomas.
Nas últimas quatro décadas, o progresso no tratamento do câncer na infância e na adolescência foi extremamente significativo. Hoje, em torno de 70% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. A maioria deles terá boa qualidade de vida após o tratamento adequado.
Segundo o médico oncologista Pérsio Freitas, a partir do diagnóstico, o paciente é avaliado e encaminhado para o melhor tratamento, que pode variar de acordo com o estágio da doença. O médico aponta que a radioterapia contribui com a cirurgia para controlar o tumor. ”A quimioterapia pode ser utilizada em algumas regiões”, explica.
De acordo com o Inca, a radioterapia é um tratamento no qual se utilizam radiações para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. Estas radiações não são vistas e durante a aplicação o paciente não sente nada. A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros recursos usados no tratamento dos tumores.
A quimioterapia é um tratamento que faz uso de medicamentos para destruir as células que formam a doença. Mesmo com atuais tratamentos o médico indica a cirurgia. “A cirurgia é o melhor tratamento do câncer.” Ainda aponta que qualquer tumor na infância pode ser tratado com radioterapia. A duração do tratamento é planejada de acordo com o tipo de tumor e varia em cada caso.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas