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TCU aprova edital para construção de terminal de combustíveis em Capuaba

tglO Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou o edital de licitação (que deve sair em até 90 dias), para a construção do Terminal de Granéis Líquidos (TGL) em Capuaba, Vila Velha.

Segundo o Codesa, a aprovação aconteceu na última quarta-feira (26). “É mais um importante passo para dar fim às constantes crises de abastecimento de combustíveis no estado. Uma vitória”, destacou o presidente da CODESA, Luis Claudio Montenegro.

De acordo com o Codesa, serão investidos R$ 120 milhões na construção pela empresa ganhadora da concorrência pública. O TGL vai movimentar produtos como diesel, gasolina, álcool e biodiesel, que serão drenados de navios do novo Cais de Atalaia (em construção), seguindo por dutos até a armazenagem estática (tancagem) com capacidade para 60.000 m³. A conclusão e início das operações estão previstas para 2020.

A expectativa é que sejam gerados 450 empregos diretos e indiretos durante a implantação, e 300 diretos e indiretos no início das operações.

Combustíveis

De acordo com o Codesa, o TGL vai atender ao mercado de combustíveis regional. Atualmente, a grande maioria das descargas de navios com combustíveis vem ocorrendo através de porto privado, fora da gestão da empresa. Para acabar com o transtorno que, vez ou outra, dificulta ainda mais o cotidiano do capixaba, foi proposto ao Governo Federal a construção do TGL em uma área de 75.000 m² que, aprovado pela União, entrou como prioridade no Programa de Parcerias e Investimentos (PPI).

“O mercado de combustíveis pedia há anos uma obra desse porte, e tiramos do papel o projeto para concretizá-lo. Em seis anos, dobraremos a movimentação de combustíveis, com possibilidade de triplicar a oferta para o mercado capixaba a médio prazo. A implantação do terminal vai contornar o problema dos gargalos no abastecimento de combustíveis”, disse o presidente da Codesa.

Segundo o diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Codesa, Walter Arruda, eles já foram procurados por representantes de empresas russas e alemãs, além de executivos brasileiros.

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