Dólar Em baixa
5,148
25 de abril de 2024
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,148

Tapetes de Corpus Christi colorem as ruas da Grande Vitória

tapete4 Os tradicionais tapetes de Corpus Christi enfeitam as ruas da Grande Vitória desde o início da manhã desta quinta-feira (14). Com muita fé e criatividade, as comunidades católicas confeccionaram tapetes de até 1 km feitos de materiais como pó de café, areia e até borracha de chinelo cortada.

Esse ano completa 300 anos desde a primeira aparição da imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, no rio Paraíba do Sul, em 1717. Foi esse o tema escolhido pela equipe crisma, do Santuário Nossa Senhora Rosário de Fátima, em Bairro de Fátima, na Serra, para o desenho. Em 20 pessoas, eles enfeitaram uma imagem de seis metros com sal grosso tingido durante quatro horas.

“Escolhemos o tema por se tratar de um ano mariano. São 100 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima junto ao tricentenário de Nossa Senhora Aparecida. Recorremos muito a elas, que é mãe de nosso senhor Jesus Cristo, para que nossas preces um pouco mais de atenção e acalento. Ela intercede junto ao pai”, afirmou uma das integrantes, Juliana Tackla.

Outro grupo criou um grande terço representando os continentes do mundo. com macarrão de hidroginástica, espuma, fita adesiva, cola e EVA, a intenção foi meditar pelas realidades difíceis do mundo, como fome e guerras. Pelo segundo ano, a integrante da equipe Nossa Senhora, Keusiane Ferreira, ajudou na confecção. Segundo ela, o tema é estudado durante um ano até ser decidido.

“O terço dos continentes é um momento de meditação. Damos oportunidade para todos os casais, que participam conosco em oração, rezar por todas as pessoas e o que acontece no mundo. É um momento muito especial. Para nos é muito importante rezar o terço, porque tanta coisa acontece no mundo. É onde paramos para refletir. Fica o convite para todos virem hoje, ao santuário, teremos procissão as 17h e missa as 18h”.

No bairro Santo André, em Vitória, o padre Ronaldo Oliveira também colocou a mão na massa para dar vida a 100 tapetes na Av. Serafim Derenzi. Em equipe, ele criou o cálice, usado para colocar o vinho e representar o corpo de cristo. Acima dele ficou a hóstia consagrada. Tudo feito com cal, areia tingida, pó de café, tampinha de garrafa e purpurina. Ele explicou como começou a celebração de Corpus Christi.

“Foi entre os séculos 3 e 4, quando um papa italiano percebeu a dificuldade eucarística da igreja católica em entender o significado do corpo de cristo. Diante disso, pediu que eles estendessem tapetes e flores pelas ruas para cultivar a devoção. A partir dai virou uma tradição na Igreja Católica que perdura até hoje. A importância para nos é cultivar cada vez mais na cabeça das pessoas que a eucaristia é o centro da nossa vida e fonte de vida nova”.

A basílica de Santo Antônio, também na Capital, também tem os tradicionais tapetes. O grupo da comunidade Santa Terezinha do Menino Jesus confeccionou um tapete que homenageia as mulheres. Uma das integrantes, Noemita Alexandre de Souza Foram, participa há anos e explicou que foram coladas fotos representativas em homenagem a elas.

“Nos focamos representar nesse quadro Nossa Senhora com o título de Nossa Senhora da Saúde. Ela é esperança para todos os enfermos. Nos representamos todas as mulheres que estão seguindo o caminho de Maria, aceitando o seu sim. Para todos nos católicos é o amor que temos a mãe de Jesus Cristo, que está sempre conosco, apontando caminhos. Que possamos ser todos ampliados por esse momento eucarístico e espiritual”.

https://www.youtube.com/watch?v=2VGtTbbF5hk

 

Veja Galeria de fotos

 

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas