Dólar Em baixa
5,148
25 de abril de 2024
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,148

Surto de malária atinge pelo menos 80 pessoas no Noroeste do ES

O Ministério da Saúde confirmou a terceira morte provocada pelo zika em adultos no Brasil. Foto: Fernanda Carvalho/ FotosP Públicas
Foto: Fernanda Carvalho/ Fotos Públicas

O número de casos de malária no estado só aumenta. Até as 18h da última terça-feira (07), 80 pessoas já haviam sido confirmadas com a doença, 62 delas no município de Vila Pavão e 18 em Barra de São Francisco. Uma pessoa morreu em decorrência da doença.

O surto da doença fez com que a prefeitura de Vila Pavão adiasse uma das festas mais tradicionais da cidade, a Pomitrafo, que nesse ano está em sua 21ª edição. O adiamento foi definido pelo decreto que declara Situação de Emergência em Saúde Pública em Vila Pavão e determina a proibição de eventos com aglomeração de pessoas no município até que seja realizada a contenção do surto.

De acordo com a Prefeitura de Barra de São Francisco, até o momento acredita-se que o vírus tenha chegado ao estado por meio de alguma pessoa infectada que veio da região norte do país para o município de Vila Pavão.

A malária é transmitida pela picada do mosquito Anopheles stephensi, chamado de mosquito prego, que assim como o mosquito da dengue, também se reproduz em agua parada. Os sintomas são febre seguida de muito suor, calafrios, tremedeira, vômito e forte dor de cabeça. Para se prevenir o essencial é fazer o uso de roupas de manga cumprida, repelente e evitar circular por localidades onde há confirmação de casos.

Por Lizandra Amario

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas